Por essa ninguém esperava, piloto é mandado embora na Fórmula 1 antes de terminar 2024
Mesmo com o campeonato de pilotos já decidido a Fórmula 1 ainda consegue surpreender restando apenas uma etapa para o fim da temporada 2024. E quando ninguém esperava uma nova movimentação na chamada “dança das cadeiras” entre os pilotos do grid, o inesperado aconteceu com um nome sendo mandado embora.
A Alpine encerrou as especulações e confirmou nesta segunda-feira (2) a saída antecipada de Esteban Ocon, anunciando que Jack Doohan fará sua estreia na Fórmula 1 durante o GP de Abu Dhabi neste fim de semana.
Os rumores sobre a substituição ganharam força logo após o GP de Lusail, quando Ocon falou à imprensa em tom de despedida. A equipe já havia admitido anteriormente que a troca estava sendo avaliada e, agora, oficializou a decisão.
Como a Alpine justificou a surpreendente manobra?
De acordo com a Alpine, a mudança também visa facilitar a transição de Ocon para a Haas, permitindo que ele participe do teste pós-temporada em Yas Marina.
“A mudança permite que Esteban seja liberado para guiar pela Haas no teste pós-temporada de Abu Dhabi,” informou a equipe.
O chefe da equipe, Oliver Oakes, destacou os benefícios da decisão para ambas as partes:
“Podemos dizer que é positivo antecipar a estreia de Jack. E, do lado de Esteban, também é vantajoso realizar a transição mais cedo. Acho que essa decisão beneficia todos os envolvidos,” avaliou.
Oakes também reconheceu a contribuição de Ocon ao longo de sua passagem pela equipe:
“Honestamente, Esteban foi uma parte importante desta equipe,” completou.