A dinâmica da temporada 2024 da Fórmula 1 mudou drasticamente desde as primeiras provas do campeonato. Nas cinco primeiras corridas, havia a expectativa de uma dominância contínua da Red Bull em busca de superar seu recorde de vitórias estabelecido em 2023.
No entanto, as coisas tomaram outro rumo nas últimas seis provas, revelando um grid mais compacto e o equilíbrio tão sonhado pelos fãs da maior categoria do automobilismo mundial. Se levarmos em consideração a classificação a partir do GP da Emília-Romanha, Max Verstappen ainda lideraria, mas a Red Bull ficaria para trás.
É importante notar que essa análise baseia-se em apenas seis corridas, o que representa 1/4 da temporada de 24 corridas. Portanto, a vitória de Lando Norris no GP de Miami não está incluída neste período de análise. As contas e projeções para o campeonato são feitas considerando o segundo 1/4 da temporada em diante.
Verstappen seguiria na frente no Mundial de Pilotos
No Mundial de Pilotos, Verstappen continuaria dominante, mantendo uma vantagem significativa que ele estabeleceu desde o início do campeonato. Ele acumulou 119 pontos nas últimas seis provas, desde o GP da Emília-Romanha, enquanto o vice-líder Norris teria 88 pontos nesse período, resultando em uma diferença de 29 pontos.
Comparativamente, na primeira sequência de seis corridas, a diferença para o vice-líder Sergio Pérez foi de 33 pontos, quando a Red Bull tinha uma vantagem considerável sobre os demais, como evidenciado pela pontuação de Pérez.
Atualmente, porém, a diferença para os concorrentes é menor. Lewis Hamilton e Oscar Piastri estariam empatados com 83 pontos cada, enquanto George Russell acumularia 74 pontos. A dupla da Ferrari estaria começando a se distanciar dos líderes.
No pelotão intermediário, Nico Hülkenberg teria mais pontos do que Sergio Pérez e a dupla da Aston Martin, graças aos seus dois sextos lugares consecutivos. No Mundial de Construtores, porém, a situação seria diferente.
Red Bull pra trás no Mundial de Construtores
Devido à falta de pontos de Pérez desde Ímola, a Red Bull teria uma queda significativa. Com 134 pontos, estaria agora em terceiro lugar no período. A McLaren lideraria com 171 pontos, seguida pela Mercedes. Após a Ferrari em quarto lugar, a Aston Martin seria oficialmente parte do pelotão intermediário, distante das quatro primeiras equipes e apenas quatro pontos à frente da Haas. A Sauber foi a única equipe que não pontuou neste período.