Pódio no Azerbaijão rende fato inédito na história da Fórmula 1
As últimas voltas do Grande Prêmio do Azerbaijão, realizado no último domingo (15) tiveram grande emoção. Carlos Sainz e Sergio Pérez, que disputavam a terceira posição, acabaram colidindo logo após contornarem a segunda curva. Com isso, a corrida terminou sob safety car virtual e assegurou a vitória de Oscar Piastri. Charles Leclerc ficou com a segunda posição e George Russell, com a batida de Sainz e Pérez, foi alçado ao terceiro lugar. Com esse resultado, um grande feito foi alcançado. Pela primeira vez na história da principal competição do automobilismo mundial, três pilotos que foram campeões da Fórmula 2 subiram, ao mesmo tempo, no pódio.
Leclerc foi campeão em 2017, sendo o primeiro dos três a conquistar o título. No ano seguinte, foi a vez de Goerge Russell. Oscar Piastri conquistou a F2 na temporada de 2021. Ainda, Piastri é o único dos três que já saiu da equipe onde era piloto júnior. Em 2022, foi anunciado que ele assumiria um assento na Alpine, onde fazia parte da academia de pilotos, porém ele negou a informação e anunciou que pilotaria pela McLaren em 2023.
GP do Azerbaijão foi importaante para pilotos jovens conseguirem bons resultados
A corrida no circuito urbano de Baku também ficou marcada pelos bons resultados de dois pilotos que estavam competindo na Fórmula 2 nesta temporada. Oliver Bearman e Franco Colapinto conseguiram somar pontos nesta etapa. Bearman foi o escolhido para assumir o assento que pertence a Kevin Magnussen, que ficou suspenso desta prova por ter alcançado a marca de 12 pontos de punição em sua superlicença.
Já Colapinto foi o escolhido pela Williams para substituir Logan Sargeant, que foi demitido da equipe logo após o Grande Prêmio da Holanda. Sem boas opções disponíveis no mercado de pilotos, a equipe optou por remover o argentino da F2, para assumir um assento na principal competição do automobilismo mundial.