Pirelli terá um novo composto de pneus para a temporada 2024 da Fórmula 1?

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No mundo das corridas automobilísticas, a escolha correta dos pneus pode ser um fator decisivo. Por isso, a confirmação de que a Fórmula 1 manterá a mesmo composição dos atuais pneus para a temporada de 2024 causou grande interesse. A informação foi confirmada por Mario Isola, chefe da Pirelli, fabricante italiana responsável pelos pneus da competição.

A Pirelli optou por não mudar os compostos, disponibilizando para as equipes cinco gamas para o próximo ano. Nesta decisão, houve uma redução, pois até então eram seis gamas à disposição. A motivação para a mudança parece ser o fato de que o pneu C0 nunca foi usado durante a temporada atual.

Entendendo a composição dos pneus F1

Neste ano, a Pirelli introduziu uma atualização no composto C1 com o objetivo de minimizar a diferença de desempenho entre ele e o pneu C2, considerado mais durável. Com isso, o antigo pneu mais resistente, o C0, ficou à disposição das equipes, ampliando as opções para seis. No entanto, mesmo disponível, o C0 não encontrou espaço e foi preterido.

Por que o C0 não foi utilizado?

Embora houvesse uma gama mais resistente de pneus, variando do C1 ao C3, os pilotos preferiram se manter nos compostos tradicionais. Circuitos reconhecidos, como Barcelona e Silverstone, testemunharam as corridas com os mesmos pneus.

Para a temporada de 2024, os pneus serão C1, C2, C3, C4 e C5, sendo que as cores para identificar tecnicamente os compostos de macios, médios e duros continuarão as mesmas – vermelho, amarelo e branco, respectivamente. “Haverá um dia de testes na terça-feira após o GP [de Abu Dhabi], com cada equipe andando com dois carros: um para jovens pilotos e outro, em teoria, para testar os pneus”, confirmou Isola.

Quais são as próximas novidades?

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) informou que, de fato, não haverá compostos novos a serem testados. A única alteração prevista para 2024 é a redução de seis para cinco opções de pneus, por conta da exclusão do C0. “O teste, portanto, pode ser útil para os times trabalharem no gerenciamento de pneus para a próxima temporada”, insistiu Isola.

Isola esclareceu que, para o teste de pós-temporada, estarão disponíveis dez conjuntos de pneus, sendo um C1, um C2, dois C5 e três conjuntos de C4 e C3 cada. Além disso, para a corrida em Yas Marina, em Abu Dhabi, neste final de semana, a Pirelli terá a gama mais macia, C3, C4 e C5, a mesma usada no último fim de semana, em Las Vegas.

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