Difícil de acreditar: pilotos que venceram apenas UMA vez na Fórmula 1

0

Ao longo dos anos, o mundo da Fórmula 1 é marcado por grandes períodos de dominância de pilotos que conseguem escrever o seu nome na história da categoria. Por exemplo, Lewis Hamilton, entre os anos de 2014 a 2020, foi o piloto que dominou a categoria ao lado da sua equipe, Mercedes. Ele só não foi campeão na temporada de 2016, quando foi superado pelo seu companheiro de equipe, Nico Rosberg.

Porém, em meio ao longo tempo que um piloto consegue dominar a F1, alguns nomes improváveis conseguem vencer uma corrida, onde muita das vezes essa é a sua única vitória na categoria. Por exemplo, em 2020, Pierre Gasly contou com um pouco de sorte e venceu o GP da Itália com a AlphaTauri. Até o momento, essa é a única vitória do francês na F1. O site Planet F1 listou cinco pilotos que surpreenderam o mundo do automobilismo e venceram uma única vez na Fórmula 1.

Relembre cinco pilotos que venceram apenas uma vez na Fórmula 1

5°- Jochen Mass (Grande Prêmio da Espanha de 1975)

O Grande Prêmio da Espanha de 1975 foi realizado em Montjuïc Park e vencido por Jochen Massa. Desde o início, já existia uma grande tensão entre os pilotos e a direção de prova, por causa de algumas barreiras que não estavam fixadas da maneira adqueadas. Um protesto, com direito aos pilotos não correndo, foi considerada, porém a ideia não foi para frente e a corrida aconteceu. Ao longo da prova, vários acidentes aconteceram, sendo que um foi responsável por matar quatro espectadores, e muitos pilotos precisaram abandonar pelos mais variados motivos. Assim, Mass assumiu a liderança e foi declarado vencedor quando a corrida foi interrompida na volta 29 devido aos acidentes.

4°- Heikki Kovalainen (GP da Hungria de 2008)

Heikki Kovalainen conseguiu surpreender a todos e venceu o Grande Prêmio da Hungria de 2008. Ele se aproveitou dos problemas enfrentados por Lewis Hamilton e Felipe Massa, que eram os principais candidatos ao título daquele ano, para ficar com a primeira posição.

3°- Jarno Trulli (GP de Mônaco de 2004)

Jarno Trulli largou da pole position no GP de Mônaco, após superar Ralf Schumacher e Jenson Button na classificação, e liderou a corrida do início ao fim. Trulli manteve a calma em uma prova desafiadora e cheia de pressão, cruzando a linha de chegada apenas meio segundo à frente de Button. Porém, mesmo com esse resultado, o seu relacionamento com a diretoria da Renault só piorava cada vez mais, o que ocasionou a sua demissão.

2°- Oliver Pannis (GP de Mônaco de 1996)

Olivier Panis conquistou sua única vitória na Fórmula 1 no Grande Prêmio de Mônaco de 1996, uma das corridas mais caóticas da história. Largando em 14º, Panis fez uma série de ultrapassagens ousadas e também contou com um pouco de sorte, já que vários pilotos precisaram abandonar a corrida. Ainda, com uma boa estratégia de parada, Pannis conseguiu terminar a corrida na 1° posição, o que rendeu a última vitória da Ligier em sua história na F1.

1°- Jean Alesi (GP do Canadá de 1995)

No Grande Prêmio do Canadá de 1995, Jean Alesi usou toda a sua habilidade e contou com um pouquinho de sorte para terminar a corrida na primeira posição, feito que ele esperava há anos conseguir. O piloto, que na época pertencia a Ferrari, conseguiu se beneficiar de um problema de câmbio que o carro de Michael Schumacher enfrentou nas voltas finais, para conquistar a liderança. Embora o carro da Ferrari de 1995 fosse competitivo, era complicado para a equipe conseguir superar Benetton e Williams, que dominavam a F1. Assim, Alesi conseguiu vencer apenas uma vez na categoria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.