Piloto que praticamente ninguém conhece vira a nova aposta de Helmut Marko
O futuro dos pilotos da Red Bull voltou a ser assunto após a saída de Daniel Ricciardo da RB, abrindo espaço para o retorno de Liam Lawson às pistas nas últimas seis corridas do campeonato mundial.
Lawson, que faz parte do prestigiado programa Junior Team da Red Bull, voltou a competir enquanto a equipe de Milton Keynes reiterou a intenção de manter Sergio Perez para a próxima temporada, como afirmou o chefe de equipe Christian Horner.
A nova aposta de Helmut Marko
As atuações inconsistentes de Perez geraram especulações sobre a possibilidade de Lawson substituí-lo na Red Bull, mas, independentemente disso, a equipe anglo-austríaca precisará continuar investindo em seus jovens talentos para o futuro da Fórmula 1. Um desses talentos, segundo Helmut Marko, já tem nome: Tim Tramnitz.
Alemão nascido em 2004, Tramnitz, que ingressou no Junior Team este ano, completou sua primeira temporada na Fórmula 3, terminando em 9º lugar e vencendo a Sprint Race em Monza. Para Helmut Marko, ele é o piloto ideal para focar no futuro.
“Tivemos uma temporada positiva com Tramnitz”, disse Marko em entrevista à RTL/ntv, adiantando seus planos para o jovem piloto. “Ele vai permanecer na Fórmula 3 por mais um ano, porque ainda não estava preparado para a Fórmula 2 em termos de desenvolvimento. Mas esse é claramente o próximo objetivo. Depois, ele irá para a Fórmula 2.”
Pode chegar na Fórmula 1?
“Tramnitz continuará nas categorias de base pelos próximos dois anos, mas será que um dia chegará à Fórmula 1? “Com base no progresso até agora, no desempenho e na atitude, acredito que temos um sério candidato em Tramnitz”, afirmou Marko.
“Mas, por enquanto, ele está na Fórmula 3. Ele não tem a mesma completude de outros pilotos alemães, é uma espécie de mistura. Ele tem um bom desempenho, mas sua fraqueza está nas classificações. Precisa entender que sem muito trabalho, independentemente do talento, não se chega ao topo. Apenas uma pequena parte dos fundos vem de nós, e ele tem a sorte de contar com outros patrocinadores. Como eu disse, ele precisa se esforçar muito mais na atitude geral e na seriedade com que encara as coisas. Sua gestão está negociando com várias equipes da Fórmula 2, e parece que ele correrá por outra equipe no próximo ano. Até que ponto estaremos envolvidos ainda está em discussão.”