Passo definitivo é dado para novo autódromo no Brasil e torcedores já esfregam as mãos

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Está decidido: após doze anos, o Rio de Janeiro terá um novo autódromo. Nesta quinta-feira (18), o prefeito da cidade, Eduardo Paes, sancionou a Lei Complementar 273/2024, de autoria do Poder Executivo, que prevê a construção do Autódromo Parque de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. Em entrevista ao site ge, Paes celebrou o “projeto inovador” que promete integrar tecnologia e preservação ambiental.

O processo avançou rapidamente. Há exatamente um mês, no dia 18 de junho, a Câmara dos Vereadores aprovou o projeto de lei para a construção de um circuito no bairro de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O projeto, de autoria do prefeito Eduardo Paes, foi apresentado pela primeira vez em 29 de maio.

Primeiro circuito desde Jacarepaguá

Em menos de dois meses, o projeto foi votado, aprovado e sancionado. O Autódromo Parque de Guaratiba será o primeiro circuito de automobilismo no Rio de Janeiro desde a demolição do Autódromo de Jacarepaguá em 2012. A Prefeitura planeja participação governamental para melhorar o transporte público e a urbanização na região, mas não investirá na construção do autódromo, que será totalmente financiado pela iniciativa privada.

O primeiro esboço da pista apresenta um traçado de 5,020 km de extensão, com uma área de 5.000 metros quadrados destinada aos boxes, incluindo 23 garagens, e outros 3.981 metros quadrados para o paddock.

O projeto do Autódromo de Guaratiba contempla um plano de replantio e a manutenção de uma área de preservação permanente e um manguezal, abrangendo cerca de 43.000 metros quadrados de um total de pouco mais de dois milhões de metros quadrados. Estima-se que o autódromo em si ocupará apenas 2% da área total.

Por enquanto, não há prazo definido para o início das obras em Guaratiba. A área recebeu o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) e aguarda a conclusão completa do projeto, que até agora só teve o conceito apresentado.

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