Recentemente, a Liberty Media, responsável pela Fórmula 1, anunciou a aquisição da MotoGP, uma das principais categorias da motovelocidade mundial. Ao total, o grupo comprou a marca pela quantia de 4,2 bilhões de euros e se junta ao seu portfólio de sucesso. Porém, a venda para a Liberty ficou bem próxima de não acontecer, já que ela não tinha feito a proposta mais vantajosa do ponto de vista financeiro.
De acordo com o portal de notícias “Financial Times“, a Bridgepoint teve na mesa uma oferta que era 200 milhões de euros, equivalente a R$1 bilhão, mais lucrativa do que a feita pela Liberty. A responsável por apresentar essa proposta TKO Group, que também tem o UFC e a WWE no seu case. Porém, o grupo preferiu aceitar a oferta da dona dos direitos da F1.
Venda da MotoGP para a Liberty não levou em conta somente o dinheiro
Mesmo com R$ 1 bilhão a mais na sua mesa, a Bridgepoint surpreendeu a todos ao aceitar a oferta da Liberty, que não era superior do ponto de vista econômico. De acordo com o “Financial Times“, a empresa não via a TKO em um bom encaixe com o que é a MotoGP, assim deu preferência para a ceitar a oferta de Liberty. Outro ponto que pode ter influenciado é experiência de ambas no ramo do automobilismo.
Enquanto a TKO tem somente empresas de luta sob a sua gestão, a Liberty já é uma empresa conhecida do ramo. Ainda, a sau gestão é aponta como a principal responsável por fazer com que as pessoas voltassem a se interessar pela categoria novamente, além de ter aceitado a ideia de fazer uma série como Drive to Survive, disponível na Netfilx.