A novela entre Haas e Uralkali finalmente chegou ao fim. Esta manhã (26/8), os caminhões da equipe americana foram autorizados a deixar a Holanda e seguir para Monza, onde as atividades para o Grande Prêmio da Itália começarão na sexta-feira.
A Uralkali confirmou, em um comunicado publicado em seu site oficial, que recebeu o pagamento devido pela equipe de Gene Haas, conforme decidido pelo tribunal arbitral suíço em junho, que resolveu a disputa sobre o encerramento da parceria de patrocínio ocorrida em março de 2022.
Comunicado da empresa
O comunicado da Uralkali informa: “A Uralkali confirma que recebeu o pagamento integral devido pela Haas, incluindo juros e comissões, conforme a decisão do tribunal de arbitragem suíço. Também recebemos o carro de corrida conforme o acordo de patrocínio. Assim, a Uralkali notificou as autoridades holandesas para liberar os bens da Haas da prisão provisória, permitindo que a Haas os retire da Holanda. O dinheiro devolvido pela arbitragem suíça e transferido para nós pela Haas será utilizado para aumentar nossa capacidade de garantir um fornecimento estável de alimentos.”
O fim de semana foi complicado para a Haas. O caos começou na noite de quinta-feira (22/8), quando oficiais de justiça chegaram ao paddock e realizaram o inventário dos bens da equipe.
Na noite de domingo (25/8), a equipe não conseguiu deixar a pista de Zandvoort devido à espera pela confirmação do pagamento, que só chegou de Uralkali na manhã seguinte. Com a situação resolvida, a equipe dirigida por Ayao Komatsu poderá agora focar totalmente nas atividades em pista.