O piloto australiano Oscar Piastri recebeu a melhor das notícias na McLaren e certamente está pulando de alegria. Um “gás” a mais na busca por melhores colocações e ter uma maior chance de conseguir a tão sonhada primeira vitória na Fórmula 1.
A McLaren confirmou que o carro de Oscar Piastri será equipado com todas as atualizações introduzidas no GP de Miami de Fórmula 1 para Lando Norris durante a corrida em Ímola.
Norris se beneficiou dos novos componentes da McLaren, combinados com uma oportunista intervenção do Safety Car, para conquistar sua primeira vitória na F1. Enquanto isso, Piastri, cujo carro possuía apenas metade das atualizações, chegou a flertar com a segunda colocação, mas um toque com Carlos Sainz comprometeu sua corrida.
Chefe da equipe prometeu atualizações no carro de Piastri
Andreas Stella, chefe da McLaren, negou que a diferença nos carros tenha sido causada por falta de peças e garantiu que Piastri receberá as atualizações restantes em Ímola. “Sim, e como eu disse, não é uma questão de falta de peças. As atualizações exigem bastante trabalho e precisamos comprovar que funcionam do ponto de vista mecânico e aerodinâmico. Por isso, optamos por apenas um carro”, afirmou.
O time também realizou testes comparativos entre as configurações antiga e nova do carro para garantir a confiabilidade das atualizações. “O motivo da divisão não é apenas a comparação de desempenho. As mudanças nesse tipo de atualização em sidepods e assoalho exigem muito em termos de projeto, construção do carro e assim por diante. Fazemos isso também para garantir que tudo funcione bem”, acrescentou Stella.
Durante a apresentação do MCL38, Stella havia admitido que os engenheiros não tiveram tempo suficiente para aprimorar algumas áreas do carro original. Perguntado se as atualizações de Miami derivaram desses comentários, o italiano respondeu:
“Sim, do ponto de vista do planejamento. Do ponto de vista de realização, depende da maturidade do pacote para dizermos: ‘Ok, vamos em frente’. Planejamos porque também precisamos considerar o orçamento e o que podemos nos permitir ao longo da temporada. Mas o fato de concretizarmos uma atualização depende de um bom trabalho do departamento aerodinâmico, para transformar as peças de desenvolvimento em um pacote funcional. Até agora, devo dizer que nosso departamento aerodinâmico fez um trabalho fantástico”, finalizou o chefe da McLaren.