Oscar Piastri não tem papas na língua e manda duro recado para Lando Norris
A McLaren está bem posicionada para conquistar o título de construtores da Fórmula 1 pela primeira vez desde 1998, com uma vantagem de 41 pontos sobre a Red Bull. Lando Norris também está se destacando no campeonato de pilotos, e a equipe optou por priorizá-lo internamente antes do GP de Baku.
No entanto, as diretrizes da equipe ainda não são totalmente claras. Andrea Stella, chefe da equipe, busca tratar os dois pilotos de forma justa, o que significa que Oscar Piastri não foi colocado diretamente como segundo piloto. Em vez disso, cada corrida será avaliada individualmente.
Um exemplo disso aconteceu no Azerbaijão, onde a dinâmica mudou rapidamente, e Norris precisou ajudar Piastri, permitindo ao australiano conquistar sua primeira vitória.
“A equipe quer vencer os dois campeonatos. Se essa oportunidade existe, não se pode desperdiçar. Claro, se eu pensar só em mim, não gosto das ordens da equipe contra mim. Ninguém gosta. Você quer provar que é o piloto mais rápido”, disse Piastri à revista alemã Auto Motor und Sport.
Duro recado: ajuda não é garantida
“Mas, se me pedirem, ajudarei Lando nas últimas corridas, já que ele tem uma chance mais concreta de ser campeão. No entanto, isso não é garantido.”
“Eu só o ajudarei se fizer sentido. Queremos vencer o Campeonato de Construtores também, e sacrificar minha corrida pode não nos aproximar desse objetivo. Portanto, isso será avaliado caso a caso”, completou Piastri.
Andrea Stella reiterou que cada fim de semana será considerado de forma justa, mesmo que isso coloque em risco o título de Norris.
“O que aconteceu em Baku mostra nossa abordagem na McLaren. Se Lando não tivesse segurado Pérez após o primeiro pit stop, talvez eu não tivesse vencido. Ele teve um papel fundamental na minha vitória”, reconheceu Piastri, que, embora esteja disposto a cumprir as ordens da equipe, prefere fazê-lo com cautela.
Atualmente, Norris está 52 pontos atrás de Max Verstappen, e precisará de um desempenho impecável para ter chances de superá-lo. Ele terá que vencer todas as corridas restantes, incluindo as Sprints, e garantir o ponto extra pela volta mais rápida.
O apoio de Piastri pode ser crucial se o australiano conseguir manter Verstappen em posições inferiores, limitando a pontuação do tricampeão mundial.