Olivier Bearman estreou na Fórmula 1, pilotando a Ferrari. O piloto júnior da equipe italiana conquistou a sétima posição na corrida da Arábia Saudita, marcando seus primeiros pontos na categoria. No entanto, fica a questão: será que sua estreia foi uma das melhores na história da categoria máxima do automobilismo? Vamos revisitar as estreias mais memoráveis da história deste esporte.
Melhor estreia da Ferrari?
O título não oficial de melhor estreante da Ferrari de todos os tempos provavelmente estava fora do alcance de Bearman na Arábia Saudita desde o início. Este mérito está reservado a Giancarlo Baghetti no GP da França de 1961.
O italiano alcançou a façanha de vencer sua primeira corrida de Fórmula 1. Após seus colegas de equipe mais experientes desistirem ou ficarem para trás no início, Baghetti saiu vitorioso em uma batalha contra o piloto da Porsche, Dan Gurney, com uma vantagem de apenas um décimo de segundo. Apesar do início promissor de sua carreira na F1, ela continuou de forma discreta. Baghetti nunca mais subiu ao pódio em sua carreira, que durou até 1967, e só pontuou duas vezes.
Lenda dos Estados Unidos vence campeão mundial
No automobilismo norte-americano, Mark Donohue é uma figura icônica da década de 1970, estreitamente associada a um nome em particular: Penske Racing. O altamente aclamado piloto e engenheiro de carros esportivos fez sua estreia na Fórmula 1 com uma McLaren patrocinada pela Penske no Grande Prêmio do Canadá de 1971.
E ele não apenas competiu. Tanto na qualificação quanto sob chuva torrencial e ventos fortes durante a corrida, ele superou seu companheiro de equipe e ex-campeão mundial Denny Hulme, garantindo imediatamente o terceiro lugar.
No entanto, esta foi sua única participação nos três anos seguintes. Em 1974, Donohue retornou à Fórmula 1 após um hiato, mas uma tragédia o aguardava. Durante os treinos para o Grande Prêmio da Áustria de 1975, ele sofreu um grave acidente após um pneu furar, e infelizmente, veio a falecer devido aos ferimentos poucos dias depois.
A estreia de Michael Schumacher na F1
Em contraste com a estreia de Mark Donohue, a história da primeira corrida de Fórmula 1 de Michael Schumacher é amplamente conhecida. No entanto, isso não a torna menos surpreendente.
Após o piloto regular Bertrand Gachot ser preso em Londres, o chefe da equipe Eddie Jordan surpreendeu a todos ao escolher o alemão como piloto substituto de última hora. Schumacher ainda não conhecia o circuito, um segredo mantido por Jordan, mas mesmo assim se envolveu totalmente durante os treinos e conseguiu se classificar na sétima posição.
O fato de não ter conseguido completar uma única volta na corrida devido a um defeito na embreagem não diminuiu a reputação que ele conquistou no paddock. Na corrida seguinte, Schumacher ocupou o lugar na Benetton em vez de Roberto Moreno. O resto é história na Fórmula 1: sete títulos mundiais, 91 vitórias em Grandes Prêmios, 68 pole positions e 155 pódios. São marcas recordes que apenas Lewis Hamilton conseguiu superar.