O GP de Miami marcou resultados importantes na temporada 2024 da Fórmula 1. A principal delas foi sem dúvida a primeira vitória de Lando Norris na categoria máxima do automobilismo mundial. Além disso, a McLaren voltou a vencer uma corrida, algo que não acontecia desde o GP da Itália em 2021. Já outro ponto a ser destacado tem a ver com a Alpine, que viveu o fim de uma era.
Chegou ao fim a era da equipe francesa sem pontos na temporada da Fórmula 1. O time conquistou finalmente seu primeiro ponto no ano. Esteban Ocon cruzou a linha de chegada em décimo lugar, enquanto Pierre Gasly ficou em 12º, com ambos os pilotos demonstrando um ritmo mais forte e consistente, indicando um possível crescimento da equipe francesa.
Bruno Famin, chefe da equipe: “Hoje marcamos nosso primeiro ponto da temporada, então do ponto de vista esportivo, isso é satisfatório para nós. Tínhamos um plano claro em que um carro tentaria parar mais cedo e prejudicar os carros ao nosso redor, enquanto o outro carro arriscaria correr um primeiro trecho mais longo na esperança de um cenário de VSC, SC ou bandeira vermelha. Nessa ocasião foi assim que tudo se desenrolou e foi Esteban quem marcou o ponto com a décima posição. Foi uma corrida impecável de todos na equipe, estratégia, gestão de corrida, pit-stops, e fizemos o suficiente para nos colocarmos em posição de beneficiar a equipe. Foi um fim de semana muito mais positivo aqui em Miami e devemos continuar lutando por mais, se quisermos continuar a disputar posições mais altas. O trabalho árduo continuará enquanto regressamos à Europa”, concluiu.
Pilotos falaram sobre o desempenho em Miami
Ocon expressou sua satisfação em marcar um ponto hoje. Ele observou que nas últimas corridas a equipe esteve se aproximando cada vez mais, e finalmente, neste fim de semana, colheram uma recompensa, algo que ele sente ser merecido pelo esforço da equipe nas últimas semanas.
Ele ainda descreveu a corrida como intensa do início ao fim, repleta de batalhas emocionantes ao longo do percurso. Embora não estejam completamente satisfeitos com o resultado de apenas um ponto, reconhecem sua importância para a temporada.
O progresso da equipe, indo da última fila no Bahrein para onde estão agora, é visto como um testemunho do comprometimento e da dedicação de toda a equipe que continuam a acreditar e a se esforçar para melhorar o carro. O piloto expressou esperança de que este seja apenas o primeiro ponto de muitos ao longo do restante da temporada.
Já Gasly compartilhou sua perspectiva após a corrida: “Realizamos uma corrida sólida hoje, embora eu não tenha conseguido entrar na zona de pontuação. Fizemos tudo o que podíamos para nos colocar na melhor posição possível para pontuar. Tivemos um ritmo competitivo e lutamos arduamente no início para manter nossa posição, e depois fizemos uma parada nos boxes conforme planejado.
E ainda finalizou dando importância ao primeiro ponto conquistado pela equipe: O mais importante é que a equipe conquistou seu primeiro ponto da temporada, independentemente de ser eu ou Esteban, e estou muito feliz por isso. Isso é motivador e traz confiança para todos – pontuou o piloto francês.