A McLaren Automotive está se preparando para seu retorno às 24 Horas de Le Mans, 26 anos após sua última participação nesta icônica prova de longa duração. Três carros McLaren GT3 EVO foram inscritos para a competição, marcando a primeira vez que a marca disputa as três corridas da “Tríplice Coroa do Automobilismo” na mesma temporada: as 24 Horas de Le Mans, o Grande Prêmio de Mônaco e as 500 Milhas de Indianápolis.
O lugar da McLaren nos livros de história foi assegurado com uma impressionante vitória em sua estreia nas 24 Horas de Le Mans em 1995, com o superesportivo F1. O F1 GTR, sua versão de competição, retornou nas três temporadas seguintes, conquistando outra vitória na classe GT1 e um segundo lugar geral em 1997, nesta ocasião com a configuração Longtail.
Esses feitos foram ainda mais notáveis considerando que o F1 não foi originalmente concebido como um carro de corrida e necessitava de poucas modificações para ser competitivo.
Embora o McLaren GT3 EVO tenha passado por adaptações significativas em relação ao modelo 750S, projetado para uso cotidiano, para atender aos requisitos da categoria LMGT3, seu design inspirado nas corridas preserva muitas semelhanças essenciais, da mesma forma que seu antecessor F1 GTR em relação ao F1 original.
O chassi é um exemplo crucial dessa continuidade, construído com uma evolução das tecnologias desenvolvidas pela McLaren, inicialmente introduzidas na Fórmula 1 e depois transferidas para seus carros de rua, começando pelo F1 há 30 anos.
O monocoque principal, que forma a célula dos ocupantes, é o Monocage II utilizado no 750S, com estruturas de impacto dianteira e traseira idênticas às do modelo de rua. Esse chassis em fibra de carbono não só contribui para a redução de peso e o desempenho dinâmico superior, essencial em corridas, mas também proporciona um ambiente incrivelmente seguro para o piloto, especialmente em disputas roda a roda em alta velocidade, comuns em Le Mans.
Além do chassi, os pilotos do McLaren GT3 EVO compartilham com os motoristas de rua a mesma direção precisa e envolvente que caracteriza todos os produtos da McLaren Automotive. O GT3 EVO utiliza a mesma cremalheira e coluna de direção do 750S, projetadas para transmitir diretamente as informações da pista e garantir ao motorista um posicionamento perfeito na trajetória.
A excelência dinâmica do McLaren GT3 EVO é impulsionada pelo mesmo motor 4.0 V8 biturbo do 750S, inicialmente desenvolvido para alto desempenho tanto em pista quanto na estrada. Adaptado às regulamentações da categoria GT, o motor M840T entrega uma potência restrita, mas mantém a fenomenal entrega de potência e resistência exigida para competições de longa duração.
Embora o McLaren GT3 EVO tenha recebido várias modificações para corridas, como freios específicos, pneus slick e adições aerodinâmicas, que não são permitidas no uso cotidiano do 750S, alguns recursos exclusivos do modelo de rua, como o spoiler traseiro ativo e modos ajustáveis para o trem de força, não estão presentes no carro de competição inscrito em Le Mans.
Brasileiro na pista pela equipe
Dois dos três McLaren GT3 EVO que competirão em Le Mans são inscritos pela equipe parceira no WEC, United Autosports. O carro número 59, que remete ao F1 GTR vencedor de 1995, será conduzido por James Cottingham, o brasileiro Nicolas Costa e Grégoire Saucy. O carro número 95 terá a equipe formada por Hiroshi Hamaguchi, Marino Sato e Nicolas Pino. O terceiro carro será preparado pela Inception Racing, com Brendan Iribe, Ollie Millroy e Frederik Schandorff.
Para Michael Leiters, CEO da McLaren Automotive, o retorno a Le Mans representa não apenas uma parte significativa da história da marca, mas também um teste definitivo de desempenho e resistência dos seus carros. Ele expressou otimismo quanto ao desempenho das equipes e aguarda uma corrida emocionante.