A McLaren anunciou oficialmente nesta terça-feira (5), que Callum Ilott substituirá David Malukas no Grande Prêmio de São Petersburgo, que marca o início da temporada de 2024 da Indy neste fim de semana.
Ilott já havia participado de testes com a equipe britânica durante as sessões de pré-temporada em Homestead, na Flórida, pilotando justamente o carro #6 de Malukas.
Callum competiu em tempo integral nas duas últimas temporadas da Indy com a Juncos Hollinger, mas fez sua estreia na categoria ainda no final de 2021. No início deste ano, ocorreu o rompimento de contrato por mútuo acordo entre ele e a equipe, deixando o britânico sem vaga no grid, mesmo após uma temporada com dois top-5.
Passagem de Ilott pela Indy
Ao todo, Ilott acumula 36 corridas na Indy em seu currículo, alcançando cinco vezes o top 10. Ele conquistou o vice-campeonato da Fórmula 2 em 2020 antes de ingressar no cenário automobilístico americano.
Atualmente, ele está disputando a temporada completa do Campeonato Mundial de Endurance com a equipe Jota. Agora, ele retorna para uma participação na Indy enquanto mantém o sonho vivo de conquistar uma vaga para as 500 Milhas de Indianápolis.
Malukas sofreu um acidente de mountain bike e precisou passar por uma cirurgia no início de fevereiro devido a uma lesão nos ligamentos do punho esquerdo.
A equipe informou que o tempo estimado de recuperação é de seis semanas após a remoção dos pontos, prevista para o dia 22 de fevereiro. Portanto, é provável que o piloto americano também não participe da corrida All-Star em Palm Springs, agendada para 24 de março.
No comunicado de anúncio de Ilott, a McLaren também declarou que “continua avaliando as opções para a escalação de pilotos para testes e corridas futuras, enquanto David se recupera”. A temporada 2024 da Indy terá início em 10 de março, com o GP de São Petersburgo, na Flórida.