O que a FIA descobriu envolvendo CINCO acusações técnicas na F1?
Com mais três corridas para serem disputadas, a temporada de 2024 da Fórmula 1 está bem próxima do fim. Max Verstappen, após passar um grande período sem conseguir bons resultados, deve ficar o Mundial de Pilotos da Fórmula 1. Já na disputa pelo título de equipes, quem leva a vantagem é a McLaren, que está bem próxima de conquistar um troféu que não tem desde 1998, quando foi a última vez que a equipe se sagrou campeã do Mundial de Construtores da F1.
Ao longo deste ano, a entidade recebeu cinco acusações técnicas, que foram corrigidas ao longo do ano. Uma das primeiras foi um pequeno furo no tambor de freio dos carros da McLaren, que poderia dar mais vantagem para a equipe na classificação e corrida. Pouco tempo depois, foi a Red Bull ser pega com uma irregularidade. No caso, trata-se de um sistema de frenagem assimétrico, que foi totalmente proibido com uma mudança inesperada no regulamento.
Relembre quais foram as cinco acusações técnicas encontradas pela FIA na F1
A McLaren ainda foi alvo de mais duas infrações técnicas. Na ocasião, a equipe foi pega usando uma asa dianteira que contava com uma pequena abertura, que era acionada quando o carro estava em trechos de alta velocidade. Outra foi a utilização de água para o resfriamento dos pneus do carro. Já pelo lado da Red Bull, a iregularidade flagrada foi um dispositivo que poderia ajustar a altura do bólido, enquanto os carros estariam no modo de parque fechado, ou seja, não poderiam sofrer qualquer tipo de mudança.
Todas essas irregularidades foram descobertas por conta das denúncias que as equipes fizeram à FIA. Em algumas delas, com a da questão da asa traseira da esquadra gerida por Zak Brown, não foi quebrada nenhuma regra. Porém, para evitar maiores dores de cabeça, a FIA fez um acordo com a equipe a mudar a peça que era alvo de acusações.