O dia que um retardatário destruiu o sonho de Ayrton Senna em Interlagos

0

Desde que a F1 retornou a São Paulo, os ecos da conturbada decisão de 1989 entre Senna e Prost pareciam ainda pairar no ar. Ayrton, que vinha de uma vitória na abertura do campeonato, nos Estados Unidos, desejava confirmar sua recuperação do trauma da perda do título. Por outro lado, o francês Alain Prost buscava sua primeira vitória pela Ferrari.

Entretanto, Jean-Marie Balestre, então presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e personagem central da polêmica naquele ano, não estava alheio aos eventos. Balestre viajou ao Brasil e aproveitou para desfilar perante uma torcida enfurecida, fazendo várias ameaças de cancelar a corrida, devido ao recém-implementado Plano Collor e a diversas ameaças que teria recebido.

Como foi a corrida polêmica de F1 em São Paulo em 1990?

O piloto brasileiro, na pole position, demonstrou emoção ao ouvir o suporte da arquibancada durante uma entrevista com Reginaldo Leme. Essa demonstração de apoio da torcida se revelou um componente crucial para ele recuperar completamente a motivação para correr após os acontecimentos em Suzuka.

Senna largou com perfeição, seguido de Gerhard Berger, Thierry Boutsen, Alain Prost e Nigel Mansell. Mas o piloto brasileiro não tardou a abrir uma vantagem de seis segundos. No entanto, a corrida estava longe de ser tranquila.

Uma reviravolta na corrida: O que aconteceu?

Numa tentativa de superar Satoru Nakajima, seu ex-companheiro de Lotus, Senna colidiu com o piloto, danificando a asa dianteira de sua McLaren. Esse incidente fez com que Senna precisasse de um pit stop extra, colocando-o em terceiro lugar e com 30 segundos de desvantagem para Prost.

Os dois rivais mantiveram um ritmo semelhante na segunda metade da corrida, tanto que a distância ficou praticamente a mesma até o fim. No final, Prost alcançou sua sexta vitória no GP do Brasil em nove anos e se tornou o primeiro vencedor do novo Interlagos, deixando Senna na terceira posição.

E a reação dos pilotos após a corrida?

O incidente com Senna deixou Nakajima inconsolável. “Fiquei à esquerda da pista assim que vi as bandeiras azuis. Eu escorreguei quando Ayrton passou. Espero que ele saiba que sinto muito, que não foi intencional”, declarou ele. Em resposta, Senna comentou:

“Esperei umas quatro, cinco curvas atrás dele, daí ele abriu a porta. Quando eu entrei, ele decidiu voltar. Freei forte, mas não deu para evitar o choque”.

Apesar do incidente, Prost venceu o round na casa de Senna. No entanto, no final do ano, o piloto brasileiro acabaria conquistando o título, de forma bastante controversa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.