O dia que a Fórmula 1 perdeu o “Galã das pistas” em um acidente brutal
Entre os anos 60 e 70, a Fórmula 1 conviveu com muitos momentos trágicos dentro da Fórmula 1, muito por conta da baixa preocupação com a segurança dos pilotos e torcida naquela época, já que o foco era voltado para disputa entre os pilotos em alta velocidade. Entre os nomes que vieram a falecer naquela época está Albert François Cevert, conhecido como “galã francês das pistas”.
Ele era preparado para poder ser o sucessor do tricampeão do Mundial de Pilotos da Fórmula 1 Jackie Stewart, seu companheiro de equipe na Tyrell e que já estava em vias de se aposentar da categoria. Contratado em 1970, François chegou como um jovem gafanhoto, porém aos poucos foi ganhado espaço dentro da equipe. Porém, no dia 6 de outubro de 1973, um acidente em Watkins Glen tirou a sua chance de deslanchar na categoria.
François Cevert, galã das pistas, foi degolado em acidente brutal na Fórmula 1
Durante os treinos de sexta-feira, ao passar pelo trecho dos “Esses”, ele perdeu o carro em uma parte da pista onde o guard rail era mais colado e mais simples. Ele bateu com tudo naquela parte e seu carro passou por baixo da barreira, o que foi fatal. Aos 29 anos, Albert François Cevert Goldenberg perdeu a sua vida em um dos acidentes mais brutais da Fórmula 1.[
Ao ver a cena do carro todo destruído, muitos pilotos pararam seus carros para poder tentar salvar a vida do seu companheiro de profissão, mas que era inútil, já que a sua morte foi instantânea, já que sua cabeça degolada no momento em que o carro passou por baixo da barreira de uma maneira violenta. Por conta desse acidente, Jackie Stewart, que era um grande amigo de François, decidiu não correr aquela que era a última corrida da temporada e a última de sua carreira.