Considerado por muitos como um dos maiores pilotos da históra da Fórmula 1, Niki Lauda já viveu grandes histórias dentro da categoria, como ter sobrevivido a um acidente que colocou fogo em todo o seu corpo, o que lhe rendeu graves queimaduras na época. Ele chegou a deixar a categoria anos mais tarde, para poder cuidar de seus negócios, mas retornou para a F1 nos anos 80 e ainda conseguiu conquistar um título.
Porém, Lauda teve um outro retorno em um evento da Fórmula 1 e que poucas pessoas se lembram. No ano de 2002, quando estava no cargo de chefe de equipe da Jaguar, Lauda tinha grandes curiosidades sobre os carros da época, que eram repletos de tecnologia, que na sua última passagem pela F1 ainda não existia. Em meio a suas teorias, de que “até um macaco conseguiria guiar um carro daqueles”, Lauda decidiu ir as pistas com a Jaguar em janeiro de 2002, em Valência.
Niki Lauda guia carro da Jaguar de 2002 mas não consegue ter bons resultados
Com oito voltas completas durante a sessão, o melhor tempo que Niki Lauda conseguiu andar no Jaguar foi de 1min29s, sendo que os pilotos da equipe conseguiam dar voltas completas na mesma pista com 15 segundos a menos. Além disso, em vários momentos ele rodou, sendo que ele chegou a deixar o bólido morrer ainda na curva 2. Após a sessão, em tom de brincadeira, Lauda apontou que Pedro de la Rosa foi o culpado pelas rodadas, já que era ele quem tinha lhe passado os pontos de frenagem.
Essa foi a última vez que Niki Lauda guiou um bólido da F1 durante um periódo de testes da categoria, sendo que em outras vezes, após 2002, que ele voltou a guiar um carro da categoria, foi para momentos comerciais e que é comum de acontecer, onde uma empresa junta um grande piloto do presente e do passado para poder dar algumas voltas na pista.