Nico Rosberg recebeu a papelada e assinou contrato pra voltar a acelerar Mercedes
Um dos grandes nomes ligados a Fórmula 1 nos últimos anos é de Nico Rosberg. O campeão da categoria em 2016, surpreendeu o mundo da velocidade ao deixar as pistas após a conquista. Desde então fica a dúvida se o ex-piloto voltará a correr. Nas pistas não se sabe, mas fora delas, uma grande aquisição deixou o alemão pronto para pilotar Mercedes.
Após seis longos anos de espera, o ex-piloto Nico Rosberg acertou o contrato de compra e venda e recebeu seu Mercedes-AMG One. Em outubro de 2018, o campeão da Fórmula 1 adquiriu o hipercarro de mais de 1.000 cv e quase R$ 13 milhões, mas foi só em julho deste ano que ele foi buscar o veículo na sede da divisão esportiva da Mercedes em Affalterbach, na Alemanha.
Rosberg escolheu a pintura cinza para seu carro, mas o detalhe que chama atenção é a estrela de três pontas (logotipo da Mercedes) no capô, que foi customizada com a cor preta. Essa personalização não foi repetida por nenhum dos outros 275 proprietários do AMG One. Para atingir o tom perfeito, foram aplicadas 16 camadas de tinta.
Como é a máquina adquira pelo campeão da F1 em 2016?
O AMG One é equipado com um sistema híbrido derivado do carro de F1 que Rosberg pilotou em sua época. Ele conta com um motor V6 1.6 turbo de 574 cv e quatro motores elétricos, totalizando 1.063 cv e 99 kgfm. A transmissão é automatizada de sete marchas.
O layout dos motores elétricos é incomum e sofisticado: dois são responsáveis pela tração nas rodas dianteiras, o terceiro é utilizado para acionar o turbocompressor e eliminar o turbo lag, e o último está diretamente ligado ao motor a combustão. O motor a combustão tem a rotação máxima limitada a 11.000 rpm para garantir maior durabilidade.
O AMG One, que foi revelado como conceito no Salão de Frankfurt em 2017, enfrentou dificuldades para que seu motor de F1 fosse homologado para as ruas, principalmente com relação ao software. A primeira unidade de produção foi entregue no ano passado.
Com peso de 1.695 kg, o hipercarro híbrido acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e alcança uma velocidade máxima de 350 km/h, similar à de um carro de F1. Apenas 275 unidades são fabricadas em Coventry, na Inglaterra.
Além de Rosberg, outros nomes famosos estão entre os proprietários do AMG One, como o também piloto de F1 Valtteri Bottas, o heptacampeão Lewis Hamilton, que trocará a Mercedes pela Ferrari no final desta temporada, o atacante norueguês Erling Haaland e o ex-piloto de F1 David Coulthard. Há, ainda, dois brasileiros residentes na Europa na seleta lista de donos.