A McLaren vem demonstrando uma grande evolução nas últimas corridas da F1, a ponto de o time inglês voltar a sonhar com o campeonato de construtores, que já não vam faz tempo pelos lados de Woking. Para isso, a lendária equipe conta com uma ajuda especial: Sergio Pérez, companheiro de Verstappen na Red Bull.
O CEO da McLaren, Zak Brown, acredita que a sua equipe tem uma “oportunidade” de lutar contra a Red Bull pelo título de construtores da Fórmula 1 devido às dificuldades contínuas de Sergio Pérez.
A equipe de Woking continua seu ‘ressurgimento’, aproximando-se da Red Bull no topo da hierarquia, com Lando Norris pressionando consistentemente Max Verstappen por vitórias.
As vitórias de Charles Leclerc, Carlos Sainz, George Russell e Lewis Hamilton também contribuíram, tirando pontos de Verstappen, que perdeu ainda mais ao abandonar o GP da Austrália.
Pérez vive péssimo momento
Embora o tricampeão tenha demonstrado consistência, seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, passou por uma fase semelhante à queda de desempenho que teve na metade da temporada passada.
O mexicano não terminou entre os cinco primeiros desde o GP de Miami – com um sétimo e dois oitavos lugares sendo seus únicos pontos marcados nas últimas seis corridas. Essa sequência incluiu batidas em Mônaco e no Canadá, além de uma rodada na brita durante a classificação em Silverstone que prejudicou sua corrida.
Essas dificuldades permitiram à McLaren reduzir a diferença para 78 pontos na disputa pelo título. Enquanto a Ferrari está atualmente em segundo lugar, a própria equipe italiana também experimentou uma queda de desempenho desde Mônaco.
Questionado sobre as chances de sua equipe na luta contra a Red Bull, Brown comentou: “Acho que, no fim das contas, dependerá de Pérez.”