Negócio fechado: Esteban Ocon é o novo piloto da equipe Haas

0

Esteban Ocon foi mais uma peça a se movimentar no mercado de pilotos da Fórmula 1 para 2025. Nesta quinta-feira (25), o francês foi oficialmente anunciado pela Haas, confirmando o que já era previsto após a notícia de que ele não continuaria na Alpine para o próximo ano. O contrato, como é habitual na categoria, é de múltiplos anos.

Com isso, a equipe americana se junta às outras que já definiram sua dupla de pilotos para 2025: Ocon irá formar parceria com o novato Oliver Bearman, protegido da Ferrari que chega diretamente da Fórmula 2.

O proprietário da equipe, Gene Haas, destacou a importância de preencher a vaga deixada por Nico Hülkenberg com um “piloto com pedigree” na Fórmula 1, e afirmou que Esteban Ocon “sem dúvida se encaixa nessa missão”.

“Nas equipes em que competiu, ele provou ser alguém que está continuamente na briga e marcando pontos — é essa continuidade que queremos capitalizar à medida que buscamos maiores ganhos de desempenho na pista. Temos uma mistura de juventude e experiência em nossa futura formação de pilotos e estou animado para ver os resultados.”

Ocon se manifestou sobre acerto com a Haas

Ocon também elogiou sua nova equipe, expressando entusiasmo para se juntar “a um time ambicioso, cujo espírito, ética de trabalho e trajetória ascendente são verdadeiramente impressionantes”.

“Quero agradecer a Gene Haas e Ayao Komatsu pela confiança e apoio, bem como pelas conversas honestas e produtivas que tivemos nos últimos meses. No plano pessoal, estou muito feliz por ter a oportunidade de trabalhar com Ayao novamente, já que ele foi parte importante da minha estreia na Fórmula 1 quando estava na Lotus Junior, há mais de dez anos. A Haas tem planos empolgantes e metas claras para o futuro, e estou ansioso para colaborar com todos em Kannapolis, Banbury e Maranello e fazer parte deste grande projeto,” completou.

Carreira de Esteban Ocon

Esteban Ocon teve uma carreira notável nas categorias de base. Em 2013, terminou em terceiro na Eurocopa de Fórmula Renault, competindo contra pilotos como Pierre Gasly, Oliver Rowland, Jake Dennis e Nyck de Vries. No ano seguinte, conquistou o título da F3 Europeia, superando Max Verstappen. Em 2015, venceu a GP3, batendo Luca Ghiotto. Sua ascensão para a Fórmula 1 ocorreu na metade de 2016 com a Manor.

Apesar de estar em uma equipe com poucos recursos, Ocon impressionou rapidamente em um ambiente onde a sobrevivência era essencial no programa da Mercedes. Enquanto ele avançou, Pascal Wehrlein foi seguir outros caminhos pouco depois.

Esteban então se transferiu para a Force India, onde enfrentou mais um desafio de sobrevivência. Embora tenha mostrado potencial, a competição interna com Sergio Pérez, que contava com o apoio financeiro crucial da equipe, acabou sendo um obstáculo significativo. Ocon foi substituído quando a família Stroll assumiu o controle da equipe.

Após uma temporada como piloto reserva da Mercedes, Ocon retornou à Fórmula 1 com a Renault em 2020. No seu primeiro ano, conquistou um pódio no GP do Sakhir, vencido por Pérez. Ele continuou com a equipe, que se tornou Alpine, até hoje.

Durante suas cinco temporadas com a Renault e Alpine, Ocon teve altos e baixos, com o oitavo lugar em 2022 sendo sua melhor posição final. Seu momento de destaque veio em 2021, com a vitória no tumultuado GP da Hungria.

Em 2024, no meio de uma crise interna na Alpine, Ocon tem 3 pontos, 3 a menos que seu desafeto e companheiro de equipe, Pierre Gasly. Pierre seguirá com o time francês em 2025, mas seu parceiro ainda não foi anunciado.

Enquanto isso, a Haas, com 27 pontos e atualmente na sétima posição do Mundial de Construtores, é liderada por Nico Hülkenberg, que se transferirá para a Sauber/Audi em 2025. Kevin Magnussen ainda não tem contrato para o próximo ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.