A Andretti ganhou um novo rival americano na corrida para entrar no grid da Fórmula 1, com o veterano Otmar Szafnauer começando a construir sua própria proposta.
Embora a equipe de corrida americana Andretti tenha recebido a aprovação da FIA para entrar na Fórmula 1 e tenha fechado uma parceria com a gigante automotiva General Motors, a Fórmula 1 ainda não aceitou a entrada da equipe no grid.
A Andretti segue firme em seus esforços para garantir uma vaga na Fórmula 1, incluindo a abertura de uma nova base em Silverstone e a contratação de figuras como o ex-diretor técnico da F1, Pat Symonds.
Novo concorrente na área
No entanto, a Andretti pode ter um novo concorrente americano no horizonte. Otmar Szafnauer, ex-chefe da equipe Alpine demitido durante o GP da Bélgica de 2023, está envolvido em um projeto rival.
Szafnauer revelou que seu projeto já conta com o “financiamento” necessário para entrar no grid da F1 e que está atualmente trabalhando na montagem dos “blocos de construção”.
Em entrevista ao podcast James Allen on F1, Szafnauer comentou: “Sou um competidor, e a única coisa que eu valorizo mais do que tudo é a competição. Se eu não puder influenciar o desempenho da equipe na competição, acho que não teria interesse em voltar para uma função sem essa capacidade.”
“Se fosse uma função em que eu pudesse ajudar a desenvolver, construir e atrair as pessoas certas para melhorar a competitividade de uma equipe, eu estaria interessado.
“Mas você sabe, há apenas 10 equipes. Muitas delas já têm pessoas nessas funções. Então, não sei quantas oportunidades existem por aí, mas também há a possibilidade da 11ª e 12ª equipe. Então isso pode ser algo interessante para mim.
Nos últimos anos, a Fórmula 1 tem visto um crescimento significativo de popularidade nos Estados Unidos, impulsionado pelo sucesso da série documental da Netflix, Drive to Survive.
Mario Andretti, campeão mundial de 1978, expressou recentemente ao site PlanetF1.com seu otimismo de que a equipe Andretti está no caminho certo para garantir uma vaga no grid da F1.