Pouco tempo depois de uma grande mudança no regulamento da Fórmula 1 em 2022, em 2026 a categoria voltará a sofrer novas alterações em suas diretivas técnicas, assim o formato dos carros e os motores passarão por algumas alterações em sua fabricações. A principal é o fim do MGU-H, que é o responsável por gerar a energia utilizada no ERS, que dá maior velocidade para o carro ultrapassar.
Uma das grandes mudanças que serão feitas é a diminuição do carro de Fórmula 1. Nos últimos anos, com as mudanças feitas, eles estavam se tornando maiores e mais pesados. Em uma tendência contrária a isso, a FIA planeja carros e pneus menores. Ainda, um novo modo de ultrapassagem será implementado, como forma de substituir o ERS que está presente nos dias de hoje.
Novo regulamento da F1 em 2026 também prevê novas mudanças no teto orçamentário
Além das mudanças técninas, nos formatos e nas peças do carro da Fórmula 1, outra grande mudança que será implementada na categoria é com relação ao teto orçamentário, que há poucos anos já estava em vigor na categoria. Na ocasião, esse orçamento será ainda mais apertado para todas as equipes. O objetivo é conseguir deixar todas as equipes em um pé de igualdade.
Todas essas mudanças que serão implementadas tem como um objetivo em comum aumentar a sustentabilidade da categoria, onde se aproveita mais o que é produzido e o nível de poluição diminuiu aos poucos. Ainda, os combustíveis sustentáveis também serão implementados na categoria.