Mudança revolucionária na Fórmula 1 é aprovada pela FIA e estará na temporada 2026
A temporada de 2026 da Fórmula 1 ficará marcada pela introdução de uma nova geração de carros, onde eles prometem ser menores, assim proporcionando mais momentos de ultrapassagens nas pistas. Além disso, o regulamento também apresenta mudanças com relação ao sistema de DRS, que será substituido por uma espécide de botão “Push-to-Pass”, que já é utilizado em outras categorias.
Recentemente, em entrevista concedida ao portal de notícias Formu1a.uno, o diretor de operações da fabricante Brembo, Mario Almondo, revelou que no regulamento da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) permitirá que as equipes usem uma espécie de sistema de “freio móvel”. Ele contará com novas pinças de freio com quatro pastilhas.
Novo regulamento da Fórmula 1 permitirá novo sistema de freios móveis
Com o novo sistema de freios que será aplicado na Fórmula 1, os carros tendem a ter um melhor desempenho na frenagem. Isso também irá ajudar com que as pastilhas de freio tenham um menor desgaste do que os carros da F1 apresentam nos dias de hoje. Essa mudança também significa um passo importante para as metas que a competição precisa atingir.
A Fórmula 1 precisa alcançar metas relacionadas a energia e sustentabilidade, assunto que ganhou grande destaque nos últimos anos na categoria. Almondo também destacou que o novo sistema de frenagem terá maior efeito com os componentes eletrônicos, enquanto as forças de frenagem serão distribuidas entre os eixos traseiro e dianteiro. Ele também enfatizou que essa nova geração deverá revolucionar todo o padrão de segurança que a categoria conhece nos dias de hoje.