No início desta semana, o Liberty Media, que possui 100% da Fórmula 1, confirmou a aquisição de 86% das ações da Dorna, detentora dos direitos comerciais e de transmissão não apenas da MotoGP, mas também de várias outras categorias do motociclismo, incluindo o Mundial de Superbike. Esse grande negócio abalou o cenário do automobilismo e levantou diversas questões sobre os próximos passos do acordo.
Em uma entrevista à emissora CNBC, o CEO Greg Maffei mencionou a possibilidade de a MotoGP ganhar sua própria versão do documentário Drive to Survive. A série, transmitida pela plataforma de streaming Netflix, já está em sua sexta temporada e ajudou a aumentar a popularidade da Fórmula 1, especialmente entre os mais jovens e nos Estados Unidos.
“Não sei nada sobre isso. Foi uma mudança de jogo [para a F1]. A grande mudança foi tirar o foco dos carros e colocar nas histórias da Fórmula 1. Alguns querem saber a diferença do RB19 para o RB20 ou estratégias de pneus. Outros fãs querem saber qual piloto é fofo ou chique. Queremos atingir esses fãs e a oportunidade existe na MotoGP também”, destacou Maffei.
MotoGP já teve série
A MotoGP, entretanto, já teve sua própria série documental intitulada ‘MotoGP Unlimited’. Produzida em colaboração entre a Dorna e o THE MEDIAPRO STUDIO, sua disponibilidade em diversos países foi limitada e não obteve o mesmo reconhecimento que outras produções esportivas nos serviços de streaming. Como resultado, não foi renovada para uma segunda temporada.