A MotoGP é considerada com a principal competição do automobilismo na categoria das motos. Ela poder considerada com a equivalente a Fórmula 1 para os monopostos. Porém, o sucesso de ambas dentro do Brasil é algo totalmente diferente. Enquanto a F1 é uma das principais competições do desporto automotor no país, a MotoGP não está nas graças da grande maioria das pessoas que acompanham esse esporte.
Atualmente, a F1 tem transmissão da Band, na TV aberta, e Bandsports, nos canais fechados. Já a MotoGP está presente somente na ESPN, que assumiu o contrato que a Fox Sports tinha, quando a Disney adquiriu o grupo Fox. Porém, o que pouquíssimas pessoas lembram, é que a categoria já teve transmissão em rede nacional, na Globo e Band, até o ano de 2003.
Na forma de compacto, Globo chegou a transmitir MotoGP durante a década de 90
Em 1987, a Globo decidiu retornar com o programa Esporte Espetacular, que hoje é transmitido aos domingos de manhã. Para poder preencher o conteúdo do espetáculo, a empresa conseguiu fechar um acordo com a MotoGP e aos domingos iria apresetar um compacto de 18 minutos, com os melhores momentos de cada Grande Prêmio. A transmissão da categoria foi mantida até 1995.
Em 1996, a Band conseguiu adquirir os direitos de transmissão da categoria e fez a sua exibição até 1998, quando o vínculo encerrou e a Globo voltou a adquirir o produto. A empresa de Roberto Marinho transmitiu a competição até o ano de 2003, quando ela deixou de vez a TV aberta e migrou para os canais por assinatura.