Considerada uma das pistas mais famosas da América, a Laguna Seca, localizada na Califórnia, enfrenta uma situação delicada. O circuito está sendo alvo de um processo judicial instaurado por uma associação local composta por empresários e moradores que buscam a interrupção das atividades no autódromo.
Em dezembro do último ano, a Highway 68 Coalition, grupo responsável pelo processo, apresentou uma reclamação judicial ao condado de Monterey, na Califórnia. O grupo alega que o circuito infringe leis ambientais, além de argumentar que as corridas realizadas na pista não são permitidas pelas leis de zoneamento ou pela licença do uso de propriedade. Ademais, o processantes apontam a pista como um “incômodo público” que tem causado danos irreparáveis.
Laguna Seca opera com limitações de ruídos
A pista de Laguna Seca já opera sob restrições de barulho impostas pelas autoridades locais. É proibida a realização de corridas com carros excessivamente barulhentos na pista. Além disso, desde 1983, um acordo local limita as atividades do circuito a apenas 35 dias de evento por ano, dos quais 24 devem ser para menos de 5.000 pessoas.
Apesar das restrições atuais, a ação judicial busca acabar totalmente com as corridas, justificando que as leis presentes no licenciamento do uso de propriedade e no zoneamento só permitem o uso da pista fora das competições. O grupo alega ainda que a quantidade de residentes afetados pelo aumento de ruído e tráfego tem crescido significativamente desde 1974.
Calendário de competições em Laguna Seca para 2023
No ano de 2023, a pista, que já acolheu etapas de competições como a Indy e o IMSA SportsCar, tem previsão de receber a etapa da Indy no dia 23 de junho e, no IMSA, uma etapa de 2h40min para as classes GTP e GTD Pro, prevista para ocorrer em 12 de maio.
No entanto, caso a ação do grupo Highway 68 Coalition avance, corre-se o risco de que tais eventos sejam cancelados ou redirecionados para outras pistas. A ação pode gerar não apenas uma grande perda para o automobilismo, mas também para o público apaixonado por corridas.
As partes envolvidas no processo, até o momento, não emitiram declarações públicas sobre o assunto. A espera agora é pelo desenrolar dos trâmites judiciais e uma decisão final sobre o futuro da pista Laguna Seca.
“comprei uma casa na praia, quero que o governo retire a praia dali porque não gosto do som do mar.”
Se a Laguna é seca, vai ficar mais seca ainda…
Os vizinhos de Laguna Seca tem que mudarem de lá, eles que são o problema.
Pessoas desinformadas como eles que atrapalham o automobilismo !!!
Pergunta que não se cala: quem chegou primeiro as casas ou o autodromo? A pista foi construída antes ou depois do zoneamento?
Engraçado, sem o circuito, lá era só deserto, os empreendedores do circuito na epoca, investiram no meio do nada, depois do circuito pronto o mesmo atraiu todo um interesse imobiliario, e agora circuito promoveu seu proprio predador.
Interessante…..qdo o autódromo foi instalado os moradores eram escassos. O poder público foi conivente com o aumento da população no entorno da pista e agora é a pista que tem que ser fechada. Parabéns às autoridades. Já vi isso acontecer com empresa aqui no Brasil.
Os incomodados que se retirem! A pista está lá antes! Quando esse povinho chegou, a pista já existia, e agora querem reclamar dela?!