O Grande Prêmio de Miami destacou-se como a corrida mais cativante da temporada 2024 da Fórmula 1, com a vitória da McLaren e Lando Norris partindo da quinta posição.
No entanto, Andrea Stella, chefe da equipe, fez uma reclamação sobre a prova, expressando a opinião de que o circuito é “bastante desafiador para ultrapassagens” e sugeriu que as zonas de ativação do DRS deveriam ser ampliadas.
Apesar da vitória de Norris, conquistada após sair do meio do pelotão, o piloto britânico enfrentou dificuldades ao longo da corrida, encontrando-se frequentemente atrás da Red Bull de Sergio Pérez.
Ele se beneficiou da entrada do safety-car para fazer uma parada nos boxes e retornar à pista na liderança. Durante o fim de semana, Lewis Hamilton também enfrentou obstáculos ao tentar ultrapassar os carros da Haas, enquanto Carlos Sainz envolveu-se em uma batalha intensa com Oscar Piastri.
Setor não compensa tempo perdido, segundo chefe da McLaren
O diretor da McLaren argumenta que parte dessas dificuldades surge do fato de que a extensão da zona de ativação do DRS não é adequada para compensar o tempo perdido nas curvas de baixa velocidade.
“Esperávamos que fosse mais fácil ultrapassar em Miami, então ficamos surpresos ao ver que era tão difícil. Acho que a zona DRS parece um pouco curta demais, porque você não tem tempo para recuperar o tempo da volta ou a distância que você perde quando está no trecho de baixa velocidade. Mesmo no trecho de alta velocidade, são duas áreas [lentas] que precedem a reta longa. Parece que se perde muito tempo e não dá para recuperar isso na reta”, apontou o chefe da McLaren.
Stella também indicou que a Fórmula 1 está enfrentando novamente desafios com turbulência aerodinâmica, resultando em maiores dificuldades para os pilotos seguirem de perto os carros à frente. Embora a situação esteja mais complicada em comparação com 2022, ela é consideravelmente mais favorável do que na geração anterior de carros.
“Existe uma solução fácil para isso, que é o DRS. Mas então surge o fato de que com o desenvolvimento dos carros, parece que está cada vez mais difícil seguir quem está à frente. Não acho que seja tão ruim como antes, mas parece ser mais difícil do que esperávamos com essa geração de carros”, completou o chefe da famosa equipe inglesa.