Charles Leclerc, da Ferrari, encontra motivos para otimismo após os treinos de sexta-feira em Melbourne, sugerindo que o Grande Prêmio da Austrália pode representar a “melhor chance” da Scuderia de desafiar a dominância da Red Bull nesta temporada.
Apesar de um pequeno erro na curva 1, Leclerc encerrou os treinos satisfeito, ficando apenas um pouco atrás de Lando Norris, mas consideravelmente à frente de Max Verstappen no TL2.
A Ferrari deu início promissor à temporada com um carro radicalmente atualizado, vendo Leclerc e Carlos Sainz conquistarem um terceiro lugar cada. A equipe parece ter superado as questões de sensibilidade ao vento do modelo anterior e demonstra confiança no desempenho do SF-24 em Melbourne.
“Estamos tendo um começo positivo. Nosso ritmo de corrida parece bastante sólido, embora seja difícil comparar devido ao tráfego. Mas é melhor estar bem na sexta-feira do que o contrário. Ainda precisamos continuar trabalhando e ver o que podemos fazer”, afirmou Leclerc.
Red Bull não teve um dia fácil na Austrália
A Red Bull enfrentou um dia desafiador com Verstappen e Perez saindo da pista e tocando as zebras em várias ocasiões, tornando difícil avaliar seu verdadeiro ritmo. Verstappen sofreu danos no assoalho e no chassi no TL1, perdendo tempo no TL2 para reparos, mas a equipe conseguiu se recuperar adequadamente.
Na Mercedes, George Russell e Lewis Hamilton lutaram contra a instabilidade traseira, mas Russell demonstrou melhora ao longo do dia, apesar de terminar apenas em sexto, enquanto Hamilton se sentiu menos confiante com o W15 após o TL2.
A Aston Martin mostrou sinais de melhora, com Fernando Alonso e Lance Stroll exibindo ritmo impressionante, posicionando-se bem nos treinos de qualificação e corrida, uma evolução notável em relação às corridas anteriores.
A McLaren se mostrou mais forte do que em Jedá, e apesar de Piastri e Norris não estarem entusiasmados com seu ritmo, sentem que estão na briga, conforme indicam os dados.
A Williams teve um dia difícil, com Albon batendo forte no TL1 e perdendo o TL2, enquanto Sargeant rodou no TL2. Como resultado, a equipe teve que retirar um piloto, e Albon assumirá o carro de Sargeant pelo resto do fim de semana.
Albon agora enfrenta o desafio de recuperar o tempo perdido na última hora de prática e tentar pontuar no fim de semana. Seus desempenhos consistentemente fortes sugerem que ele pode surpreender, como já fez anteriormente em Melbourne.