As equipes de F1 competem tão intensamente nas garagens quanto nas pistas, e os pit stops são uma forma crucial de buscar uma vantagem importante a cada fim de semana. Um grande esforço é dedicado para garantir que as equipes estejam prontas para atuar em todas as áreas possíveis, incluindo os pit stops. Desde a retirada do reabastecimento, os tempos as paradas têm se tornado cada vez mais rápidos.
A McLaren quebrou o recorde mundial de pit stop mais rápido de todos os tempos na F1 durante o Grande Prêmio do Catar de 2023, trocando os quatro pneus do carro de Lando Norris em apenas 1,80 segundos.
Esse tempo superou o recorde anterior de 1,82 segundos, estabelecido pela Red Bull no Grande Prêmio do Brasil de 2019. O feito da McLaren é ainda mais impressionante considerando o esforço adicional necessário para manusear as rodas maiores e mais pesadas de 18 polegadas, introduzidas em 2022.
Introduzida em 2015 pelos patrocinadores da Fórmula 1, a DHL, a coroa Fastest Pit Stop premia as equipes que se destacam no pit lane ao longo da temporada, realizando pit stops rápidos de forma consistente para seus pilotos.
As equipes são classificadas pela velocidade dos pit stops em cada corrida, e as paradas individuais mais rápidas de cada piloto são ranqueadas. Pontos são atribuídos aos 10 primeiros da mesma forma que no Campeonato de Pilotos, da seguinte maneira:
Em 2024, Red Bull domina os pit-stops da Fórmula 1
A Ferrari começou bem no pit lane, com suas paradas mais rápidas para Charles Leclerc e Carlos Sainz liderando a classificação no fim de semana do Grande Prêmio do Bahrein.
No entanto, a parada da Red Bull para Max Verstappen na China foi a primeira a quebrar a barreira mágica dos dois segundos este ano, com todas as quatro paradas sendo rápidas o suficiente para entrar no top 10 da temporada – e nove dessas posições agora são ocupadas pela Red Bull.
Em Miami, a Ferrari superou a Red Bull por apenas 0,01s com uma parada de 1,94s, lembrando aos atuais campeões mundiais de suas capacidades no pit lane. Apesar disso, a equipe baseada em Milton Keynes ainda detém a liderança, com quase um monopólio das melhores paradas da temporada até agora.
Em Ímola, a Red Bull foi novamente a mais rápida, mas foi a Mercedes que ficou em P2 e P4, marcando mais pontos na classificação da DHL no fim de semana. Em Mônaco, com a bandeira vermelha, apenas seis paradas ocorreram durante o restante da corrida, tornando a distribuição de pontos mais simples do que o normal, mas mesmo assim a Red Bull saiu vitoriosa.
Após uma dupla desistência no Canadá, a Ferrari conseguiu um 1-3 no pit lane em Montreal, antes de Carlos Sainz e Charles Leclerc abandonarem a corrida, embora nenhum dos tempos tenha sido um dos mais rápidos da temporada.
Na Espanha, a Red Bull voltou a liderar, com uma parada de 1,92s para Max Verstappen, colocando-o de volta no caminho para a segunda parada mais rápida da temporada.
Aqui está o top 10 da temporada até agora:
1: Red Bull – Verstappen – China – 1,90s
2: Red Bull – Verstappen – Espanha – 1,92s
3: Ferrari – Leclerc – Miami – 1,94s
4: Red Bull – Perez – Miami – 1,95s
5: Red Bull – Perez – China – 2,00s
6: Red Bull – Perez – Espanha – 2,00s
7: Red Bull – Perez – China – 2,05s*
8: Red Bull – Verstappen – Japão – 2,08s
9: Red Bull – Perez – Imola – 2,09s
10 : Red Bull – Verstappen – Mônaco – 2,10s