Andrea Stella, chefe da McLaren, expressou indignação com o incidente entre Max Verstappen e Lando Norris no GP da Áustria, realizado no domingo (30), afirmando que a colisão ao menos proporcionou “boas informações” para que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) considere ajustes nas regras relacionadas à defesa de posição. Ele argumentou que o incidente poderia ter sido evitado se o piloto da Red Bull não tivesse movimentado o carro durante as freadas.
O momento decisivo da corrida ocorreu na volta 64 de 71. Após várias tentativas, Norris encontrou espaço e tentou ultrapassar Verstappen mais uma vez, mas o holandês não cedeu. Os dois acabaram colidindo inevitavelmente e precisaram ir aos boxes para trocar pneus. Norris abandonou a corrida, enquanto o holandês voltou à pista e, apesar da punição de 10 segundos pelo incidente, terminou em quinto lugar.
Chefe da McLaren detonou Verstappen
Após a corrida, Stella criticou Verstappen, sugerindo que sua agressividade no embate com Norris foi motivada pela falta de resolução em disputas anteriores com Lewis Hamilton. Em seguida, ele voltou à imprensa para exigir um posicionamento da entidade. Na opinião do italiano, Norris recebeu uma penalidade de 5 segundos por exceder os limites da pista devido às manobras defensivas de Max.
“Esta corrida nos deu muitas informações boas para que alguns aspectos necessários sejam corrigidos para que a corrida se desenrole de forma que possamos aproveitar esse tipo de disputa até a bandeirada”, começou Stella. “Para mim é uma pena não termos visto as últimas seis, sete voltas, teriam sido bastante divertidas”, acrescentou.
“Isso não aconteceu porque simplesmente as regras não foram aplicadas. Era só avisar Max [dos movimentos nas freadas] como uma bandeira preta e branca, por exemplo, ‘não faça isso de novo’. Ele teria sido muito mais prudente ao fechar a porta para Lando”, continuou.
Depois, Stella enfatizou que, apesar de atrativo para os fãs, a McLaren não deseja ver uma repetição do intenso embate entre Verstappen e Hamilton na disputa pelo título da temporada de 2021. Ele também ressaltou que Max deve ser punido com mais rigor, já que os 10 segundos aplicados devido à briga com Norris não impactaram significativamente o campeonato.
“É complexo, porque a consequência pode ser menor. Às vezes pode ser grande, como neste caso, com um carro abandonando e o outro com a corrida fortemente comprometida. Mas acho que os 10s, na verdade, foram ineficazes”, avaliou.