A McLaren enfrenta um cenário incerto com o carro #6 devido à lesão de David Malukas, que se revelou mais grave do que inicialmente previsto. Em fevereiro deste ano, o piloto norte-americano fraturou o punho em um acidente durante um treino de mountain bike e era esperado que estivesse apto para competir no GP de Long Beach, realizado no último domingo (21).
No entanto, com o retorno de Malukas à Indy cada vez mais incerto, a equipe está enfrentando dificuldades para tomar decisões sobre o futuro. Malukas foi contratado pela McLaren para a temporada de 2024, após competir por dois anos pela Dale Coyne, mas ainda não teve a oportunidade de estrear pela equipe devido à lesão.
Em vez de estar liberado para correr, como inicialmente previsto, o piloto ainda estava com pinos no punho quando chegou a Long Beach, e a previsão é de que esses pinos sejam removidos somente nesta semana.
Isso indica que Théo Pourchaire provavelmente continuará como substituto no carro #6 no GP do Alabama, marcado para este final de semana, no Barber Motorsports Park. O francês revelou durante o final de semana que recebeu autorização da Sauber na F1 para competir em duas corridas.
Malukas pode ser desligado da McLaren?
O campeão da Fórmula 2 tornou-se o segundo piloto a substituir Malukas este ano. Nas duas primeiras corridas do ano, em São Petersburgo e no Desafio de US$ 1 Milhão no The Thermal Club, além dos testes abertos para as 500 Milhas de Indianápolis, Callum Ilott ocupou o assento. No entanto, o britânico não competiu na Califórnia devido a conflitos de agenda com o Mundial de Endurance, no qual ele corre pela Jota.
“Temos de tomar decisões difíceis e isso gera incertezas que trazem especulações. Estamos fazendo nosso melhor para cuidar de David. Conseguimos reabilitação, fisioterapia e todo suporte para ele, mas, no fim das contas, precisamos olhar para a performance da equipe”, revelou Gavin Ward, chefe da McLaren na Indy.
Questionado pela imprensa sobre a possibilidade de uma ruptura com Malukas, Gavin Ward foi direto: “Não sabemos”. Presente na etapa do circuito de rua da Califórnia, Zak Brown, CEO da McLaren, expressou frustração diante das circunstâncias, reconhecendo o transtorno que o episódio tem causado à equipe.
“Estamos dando todo o apoio ao David [Malukas], mas é uma situação infeliz. Especialmente porque a lesão acabou sendo mais grave do que o esperado. Nosso foco principal é ajudá-lo em sua recuperação”, declarou.
“Também precisamos de muito tempo para garantir pilotos competitivos no #6. Infelizmente, isso causa uma série de incertezas. Tivemos Théo [Pourchaire] aqui e ele fez um grande trabalho em difíceis circunstâncias”, completou.
Considerando a possibilidade de Malukas não receber liberação para correr durante o mês de maio, que inclui o GP de Indianápolis e uma extensa programação de preparação para as 500 Milhas de Indianápolis, Brown indicou que a McLaren tem uma lista de substitutos.
O dirigente sugeriu a possibilidade de tirar Tony Kanaan da aposentadoria para correr no oval, mas ressaltou que existem diversas opções a serem consideradas. – “Tony agrega valor por não estar focado em si mesmo, mas é certamente alguém a considerar. Há muitos cenários diferentes que estamos trabalhando”, finalizou.