Uma bomba no mundo da Fórmula 1 foi confirmada nesta sexta-feira (14). Com isso, uma das grandes joias do automobilismo mundial está liberada para correr na principal categoria da velocidade.
A FIA modificou o Código Esportivo Internacional para permitir que pilotos com menos de 18 anos possam competir na Fórmula 1. Isso abre a possibilidade para que o jovem Andrea Kimi Antonelli, de apenas 17 anos, possa obter sua superlicença e estrear na categoria, algo que tem sido amplamente discutido.
Fia havia alterado as regras após estreia de Verstappen
Após a estreia de Max Verstappen na F1 aos 17 anos, a FIA havia estabelecido uma regra para evitar casos semelhantes, apesar do sucesso do piloto holandês. A partir de então, os pilotos seguintes precisariam ter pelo menos 18 anos de idade.
No entanto, a federação introduziu agora uma exceção: pilotos de 17 anos podem receber a superlicença se demonstrarem “habilidade e maturidade excepcionais comprovadas em monopostos”, a critério exclusivo da FIA.
Essa alteração foi implementada após um pedido da Williams, que planejava promover Antonelli ainda na temporada de 2024 no lugar de Logan Sargeant. Por outro lado, a Mercedes, que detém os direitos do jovem piloto, prefere adiar sua estreia para 2025.
Resta saber se a Williams aproveitará essa oportunidade criada pela FIA e colocará Antonelli ao lado de Alex Albon ainda este ano, potencialmente como uma preparação para substituir Lewis Hamilton na Mercedes em 2025.