Marc Márquez se livra de punição após flagra na estreia da MotoGP

0

A estreia de Marc Márquez na equipe Gresini foi bastante promissora. O piloto espanhol demonstrou um desempenho de alto nível durante todo o fim de semana e cruzou a linha de chegada da prova principal da MotoGP no Catar em quarto lugar. No entanto, um problema com seu macacão durante a corrida quase comprometeu todo o trabalho realizado ao longo dos três dias.

Imagens divulgadas pela emissora DAZN Espanha mostraram que Márquez ficou com o macacão parcialmente aberto durante parte da etapa em Lusail. Segundo o canal, foi o próprio octacampeão mundial que abriu a peça essencial para sua segurança durante a corrida principal, embora não completamente, o que acabou evitando uma punição.

Para resolver o problema, o piloto #93 poderia ter optado por reduzir a velocidade e ajustar o macacão ou continuar correndo com ele completamente aberto, arriscando uma desclassificação por questões de segurança. No entanto, os comissários não anunciaram nenhuma punição para o piloto da equipe Gresini.

Márquez não foi o primeiro a encarar o problema

Curiosamente, Marc Márquez é o terceiro piloto da Alpinestars a enfrentar esse problema. O primeiro foi Fabio Quartararo, no GP da Catalunha de 2021, quando o macacão do piloto da Yamaha se abriu por completo nas voltas finais da corrida.

Naquela ocasião, o peito do piloto francês ficou exposto, e as câmeras capturaram o incidente ao vivo. Os comissários optaram por aplicar apenas uma penalidade de três segundos no tempo final da corrida.

Naquela época, a Alpinestars comprometeu-se a fazer alterações e lançou um novo macacão, mais seguro e menos propenso a falhas. Em 2023, durante o GP da Índia, Jorge Martín também enfrentou o mesmo problema nas voltas finais da corrida.

O piloto espanhol da equipe Pramac conseguiu, no entanto, corrigir rapidamente o incidente em uma reta, embora tenha perdido algumas posições temporariamente. Apesar disso, ele se recuperou e cruzou a linha de chegada na segunda posição.

Marc Márquez optou por não comentar sobre o incidente após a corrida em Lusail. O piloto espanhol ainda utiliza a versão anterior do macacão da Alpinestars. Segundo informações do jornalista David Emmett, a empresa recomenda que pilotos em motos da Ducati, como Márquez, façam uso da nova versão, que apresenta um fechamento mais robusto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.