A estreia de Marc Márquez na equipe Gresini foi bastante promissora. O piloto espanhol demonstrou um desempenho de alto nível durante todo o fim de semana e cruzou a linha de chegada da prova principal da MotoGP no Catar em quarto lugar. No entanto, um problema com seu macacão durante a corrida quase comprometeu todo o trabalho realizado ao longo dos três dias.
Imagens divulgadas pela emissora DAZN Espanha mostraram que Márquez ficou com o macacão parcialmente aberto durante parte da etapa em Lusail. Segundo o canal, foi o próprio octacampeão mundial que abriu a peça essencial para sua segurança durante a corrida principal, embora não completamente, o que acabou evitando uma punição.
Para resolver o problema, o piloto #93 poderia ter optado por reduzir a velocidade e ajustar o macacão ou continuar correndo com ele completamente aberto, arriscando uma desclassificação por questões de segurança. No entanto, os comissários não anunciaram nenhuma punição para o piloto da equipe Gresini.
Márquez não foi o primeiro a encarar o problema
Curiosamente, Marc Márquez é o terceiro piloto da Alpinestars a enfrentar esse problema. O primeiro foi Fabio Quartararo, no GP da Catalunha de 2021, quando o macacão do piloto da Yamaha se abriu por completo nas voltas finais da corrida.
Naquela ocasião, o peito do piloto francês ficou exposto, e as câmeras capturaram o incidente ao vivo. Os comissários optaram por aplicar apenas uma penalidade de três segundos no tempo final da corrida.
Naquela época, a Alpinestars comprometeu-se a fazer alterações e lançou um novo macacão, mais seguro e menos propenso a falhas. Em 2023, durante o GP da Índia, Jorge Martín também enfrentou o mesmo problema nas voltas finais da corrida.
O piloto espanhol da equipe Pramac conseguiu, no entanto, corrigir rapidamente o incidente em uma reta, embora tenha perdido algumas posições temporariamente. Apesar disso, ele se recuperou e cruzou a linha de chegada na segunda posição.
Marc Márquez optou por não comentar sobre o incidente após a corrida em Lusail. O piloto espanhol ainda utiliza a versão anterior do macacão da Alpinestars. Segundo informações do jornalista David Emmett, a empresa recomenda que pilotos em motos da Ducati, como Márquez, façam uso da nova versão, que apresenta um fechamento mais robusto.