Daniel Ricciardo precisa mostrar serviço se quiser continuar na Fórmula 1. As vagas no time Red Bull estão se esgotando, restando apenas um assento sem confirmação para 2025, exatamente o lugar que o australiano ocupa atualmente.
Nessa briga por um lugar na categoria, o maior rival do experiente piloto é o jovem Liam Lawson, e para complicar ainda mais a situação, Ricciardo teve o maior pesadelo confirmado pelo consultor da Red Bull, Helmut Marko.
Marko, revelou que a equipe “oferecerá” a Liam Lawson uma vaga de piloto para a temporada de F1 de 2025, em meio a crescentes especulações sobre o futuro de Daniel Ricciardo. Vale lembrar que o australiano, que completou 35 anos no início desta semana, tem enfrentado dificuldades em seu futuro na F1, tendo sofrido muitas decepções desde seu retorno ao grid há 12 meses.
Seu nono lugar no Grande Prêmio da Áustria no último fim de semana foi apenas seu terceiro resultado nos pontos em 18 largadas desde seu retorno com a RB (então AlphaTauri) antes do GP da Hungria do ano passado.
Cláusula de contrato aumentou os rumores
No início deste ano, Marko revelou que uma cláusula no contrato de Lawson, que impressionou durante cinco corridas substituindo o lesionado Ricciardo no ano passado, permitirá que o neozelandês deixe a Red Bull se não for promovido a uma vaga permanente na F1 em 2025.
Com novos contratos para Sergio Perez e Yuki Tsunoda anunciados no mês passado, Ricciardo detém a única vaga não confirmada entre as duas equipes da Red Bull para a próxima temporada.
Antes da corrida em casa da equipe na Áustria, Marko aumentou a pressão sobre Ricciardo ao admitir que a RB “terá que” encontrar um lugar para Lawson, seguindo as diretrizes dos acionistas da Red Bull. Estes acionistas estão ansiosos para ver a equipe sediada em Faenza retornar às suas raízes como uma equipe de treinamento para jovens pilotos.
Ele disse ao Kleine Zeitung da Áustria: “Os acionistas deixaram claro que é uma equipe júnior e temos que agir de acordo.”
“O objetivo era que [Ricciardo] fosse considerado para a Red Bull Racing com performances excepcionais. Essa vaga agora pertence a Sergio Perez, então esse plano não é mais válido.
Com a declaração de Marko sobre uma vaga a ser oferecida para Lawson, os dias de Ricciardo podem estar contados na categoria máxima do automobilismo. Para que isso não se confirme, resta ao australiano obter bons resultados nas próximas corridas, ou terá que ceder o lugar para a joia da Red Bull que vem pedindo passagem e está ansioso por um lugar.