Limite orçamentário da F1: Alpine e Honda prestes a receber punição

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A polêmica sobre a violação do limite orçamentário pela Red Bull na temporada de 2021 já se tornou uma lembrança distante. Neste ano, a Federação Internacional concluiu as investigações relativas ao regulamento financeiro da temporada de 2023, informando que todas as dez equipes da rede cumpriram as regras do teto de gastos.

Problemas encontrados em Honda e Alpine

No entanto, houve pequenos problemas para dois dos quatro fabricantes de motores da Fórmula 1, que cometeram infrações processuais – geralmente relacionadas ao envio tardio dos documentos necessários para a revisão – mas planejados dentro do limite orçamentário.

O regulamento sobre o teto de gastos para fabricantes de motores foi implementado pela primeira vez em 2023, afetando Honda, Mercedes, Ferrari e Renault-Alpine entraram em vigor em 2023.

As empresas envolvidas são a Honda HRC, fornecedora de motores para a Red Bull e AlphaTauri/Racing Bulls, em parceria com a divisão interna Red Bull Power Trains, e a Alpine. Em ambos os casos, a FIA acordos infrações processuais e propôs como solução um acordo negociado entre os fabricantes:

“Considerando que nenhuma das entidades ultrapassou o limite orçamentário, que ambos agiram de boa fé e cooperaram para resolver a questão, além da natureza da infração, da complexidade do regulamento financeiro para fabricantes de unidades de potência e dos desafios relacionados ao primeiro ano de implementação desse novo regulamento, propusemos a resolução por meio de um acordo entre as partes.” Em 2021, a Williams também cometeu uma infração processual, resultando em uma multa de US$ 25.000.

Qual será o valor da multa?

O valor potencial da multa para Honda e Alpine só será divulgado após a resolução do caso entre a Federação e as duas montadas. “A análise da documentação enviada pelas equipes”, afirma a nota da FIA, “foi um processo extenso que durou cinco meses, mas todas as equipes e fabricantes de unidades de potência colaboraram plenamente, forneceram as informações solicitadas. A Cost Cap Administration observa que todos os envolvidos ajam com boa fé e cooperação durante todo o processo.”

A Cost Cap Administration é uma divisão interna da FIA, responsável desde 2021 por avaliar os relatórios financeiros enviados pelas equipes e identificar possíveis visíveis ao teto de gastos previstos pelo regulamento

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