Michael Andretti, proprietário de uma das empresas mais envolvidas em diferentes categorias de corrida no mundo do automobilismo, está lutando para fazer a transição da Indy para a Fórmula 1. No entanto, apesar de ter permissão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para entrar na categoria, a Andretti vem encontrando significativa resistência de outras equipes.
Andretti, que fundou a empresa que leva seu nome, lamenta a rejeição da Fórmula 1. “Sinto que as outras equipes simplesmente não acreditam em nós”, disse ele. Portanto, embora a Andretti esteja esperando a aprovação comercial da Liberty Media para poder entrar na Fórmula 1, o caminho para chegar lá tem sido muito desafiador.
Por que Michael Andretti enfrenta rejeição na Fórmula 1?
De acordo com Michael Andretti, um dos principais motivos de rejeição é que as equipes da Fórmula 1 subestimam a empresa simplesmente como “um bando de caipiras”. Andretti argumenta que, apesar disso, com a vasta experiência em corrida que a empresa possui, talvez eles entre com uma visão diferente que poderia trazer novo vigor à Fórmula 1.
Quais são as ambições da Andretti na Fórmula 1 a curto e longo prazo?
Andretti acredita fortemente que a adição de mais carros ajudará o esporte. “Sim, o preço é uma parcela da receita, prêmios em dinheiro e etc, mas talvez possamos trazer mais do que tirar”, disse ele. Ele cita a equipe Haas como um exemplo. Ingressando na categoria em 2016, a Haas não tinha como base uma infraestrutura sólida para construir seu próprio carro do zero, mas conseguiu buscar concessões para trabalhar com a Ferrari.
No entanto, Andretti tem planos maiores. Ele pretende construir o próprio carro, algo que caracterizaria uma operação significativa e genuinamente americana na Fórmula 1.
“Na Indy, você compra o carro e já está no jogo. Na Fórmula 1, você precisa começar do zero. Ter uma verdadeira equipe americana, com piloto americano, carro construído nos EUA e motor feito aqui, isso vai criar um grande interesse nos EUA”, prometeu Michael Andretti.
Qual o esforço da Andretti na preparação para a entrada na Fórmula 1?
Andretti tem trabalhado duro em sua preparação para a entrada na corrida, mesmo antes de ter uma vaga garantida. Eles têm até uma versão de carro de 2023 para testes em simulações de túnel de vento, em preparação para uma possível entrada em 2025 ou 2026. Além disso, eles têm um acordo com a Cadillac – e a GM – para a sequência dos planos de F1.
“Ainda não estamos dentro, mas temos um planejamento fantástico. Temos a GM e a Cadillac ao nosso lado, o que é grande, por exemplo. Temos os ingredientes para nos tornamos uma equipe competitiva um dia. Estou esperançoso de que poderemos encontrar um acordo com a Fórmula 1. Se conseguirmos entrar, acho que será ótimo para o esporte”, acrescentou Andretti.
Qual é o plano caso a Andretti não entre na Fórmula 1?
Na eventualidade de uma negativa da Fórmula 1, Michael Andretti está determinado a não desistir. “Ficarei desapontado, mas não vou desistir. Vamos encontrar uma maneira”, concluiu.
Enquanto isso, os fãs da Fórmula 1 podem esperar ansiosamente a chegada do GP de Las Vegas, que acontecerá entre 17 e 19 de novembro.