Lando Norris vence fácil na Holanda e acende sinal de alerta na Red Bull

0

Lando Norris quebrou a sequência de vitórias de Max Verstappen em solo holandês ao conquistar o Grande Prêmio da Holanda neste domingo (25). O tricampeão mundial da Red Bull, que buscava sua quarta vitória consecutiva em casa, teve que se contentar com a segunda posição no pódio após uma performance dominante da McLaren.

Os dois agora rivais pelo título da temporada 2024 da Fórmula 1 foram separados por 20 segundos na linha de chegada, mostrando que de fato a McLaren é o melhor carro do grid no atual momento. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio em terceiro.

Diferença cai no campeonato: Norris sonha com o titulo

No campeonato, a diferença de pontos entre Verstappen e Norris, que já foi de 84 após o GP da Inglaterra, caiu para 70, com nove etapas restantes para o fim da temporada. Esse desempenho dominante da McLaren, com Norris mesmo com pneus desgastados fazendo a melhor volta da prova, certamente acendem o sinal de alerta na Red Bull, que vê tanto o mundial de pilotos, quando de construtores em risco.

Como foi a corrida na pista holandesa?

Norris teve uma largada difícil e perdeu a liderança para Verstappen antes da primeira curva. Russell assumiu a terceira posição, superando Piastri, enquanto Perez cedeu o quinto lugar para Leclerc.

Carlos Sainz foi um dos destaques iniciais, subindo três posições e alcançando o sétimo lugar na volta 11. Albon foi o primeiro a parar nos boxes, na volta 12, retornando com pneus duros na última posição.

Hamilton, que largou em 14º, começou sua escalada no grid, ultrapassando Stroll na volta 14 e assumindo a 10ª posição.

Na frente, Norris reduzia a diferença para Verstappen, que passou de 1,5s para 0,9s na volta 15. Sem conseguir manter o ritmo, Verstappen tentou segurar a posição, mas na volta 16, Norris tentou a ultrapassagem sem sucesso. Verstappen reclamou do desgaste dos pneus via rádio.

Na volta seguinte, Norris conseguiu abrir a asa móvel e, na Curva 1, ultrapassou Verstappen, assumindo a liderança em Zandvoort.

Na volta 21, apenas Albon, Bottas, Tsunoda e Hulkenberg já haviam feito suas paradas obrigatórias. Hamilton parou e voltou em 15º com pneus duros novos, seguido por Leclerc na volta 25, que retornou em nono com pneus duros.

Russell, que estava em terceiro, fez sua parada na volta 26, mas a Mercedes não foi eficiente, e ele voltou em nono, perdendo posição para Leclerc.

Verstappen fez sua parada na volta 28, retornando em quinto. Com uma vantagem de 12 segundos sobre Piastri, a McLaren decidiu não arriscar e chamou Norris para os boxes. Norris voltou em quarto, atrás de Piastri, Perez e Sainz, que ainda não tinham parado.

Perez parou na volta 30, mas um erro da Red Bull fez sua parada durar 4,4s, o que o colocou de volta na pista em nono, atrás de Alonso e à frente de Stroll.

Sainz fez sua parada na volta 31, retornando imediatamente atrás de Perez, com os dois completando a zona de pontuação.

Piastri, único que ainda não havia parado, foi chamado na volta 34 pela McLaren para trocar os pneus e voltou em quinto, atrás de Russell.

Após todas as paradas, os três primeiros eram Norris, Verstappen e Leclerc. Russell e Piastri completavam o top 5, com Perez em sexto, Sainz em sétimo, e Hamilton em oitavo, seguido por Hulkenberg e Magnussen.

Sainz tentou ultrapassar Perez sem sucesso, mas conseguiu na volta 47, assumindo a sexta posição, enquanto Leclerc consolidava o terceiro lugar.

Hamilton fez sua segunda parada na volta 49, retornando com pneus macios em oitavo. Russell seguiu o exemplo na volta 55, voltando em sétimo, à frente de Hamilton.

Nos estágios finais, Piastri tentou, mas não conseguiu se aproximar de Leclerc para brigar pela terceira posição.

Norris venceu o GP da Holanda, seguido por Verstappen e Leclerc no pódio. Piastri foi o quarto, seguido por Sainz e Perez. A Mercedes ficou com a sétima e oitava posições com Russell e Hamilton, respectivamente. Gasly foi o nono, e Alonso completou a zona de pontuação.

Na última volta, Norris ainda fez a volta mais rápida, garantindo o ponto extra e somando 26 pontos no fim de semana holandês.

Resultado do GP da Holanda de F1:

  1. Lando Norris (McLaren/Mercedes)
  2. Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
  3. Charles Leclerc (Ferrari)
  4. Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
  5. Carlos Sainz (Ferrari)
  6. Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
  7. George Russell (Mercedes)
  8. Lewis Hamilton (Mercedes)
  9. Pierre Gasly (Alpine/Renault)
  10. Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
  11. Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
  12. Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
  13. Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
  14. Alexander Albon (Williams/Mercedes)
  15. Esteban Ocon (Alpine/Renault)
  16. Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
  17. Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
  18. Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
  19. Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
  20. Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.