Lando Norris é “inocentado” de grande culpa sofrida na temporada da F1

0

A McLaren afirmou que as dificuldades de Lando Norris nas largadas durante a temporada 2024 da Fórmula 1 não são um problema exclusivo do piloto. Essa conclusão surgiu após uma análise detalhada de todas as vezes que o britânico começou na pole-position ao longo do ano, atribuindo parte dos infortúnios à própria equipe.

Norris conquistou cinco poles em 2024, mas só conseguiu completar a primeira volta na liderança na última corrida, o GP de Singapura. Na Itália, ele até manteve a liderança na curva 1 contra Oscar Piastri, mas foi ultrapassado pelo colega algumas curvas depois.

Embora não tenha garantido a pole na Bélgica, Norris alinhou na primeira fila, mas perdeu posições logo no início ao colocar as rodas na brita na primeira curva. Naquela ocasião, o chefe da equipe, Andrea Stella, expressou preocupação e afirmou que o time investigaria as oscilações nas largadas.

Após a vitória em Singapura, onde Lando liderou a corrida do início ao fim, Stella confirmou que a McLaren havia analisado as largadas de Norris, conforme prometido, mas não encontrou problemas evidentes. “Não discordo que, à primeira vista, a largada e a chegada à primeira curva sejam oportunidades para Lando.”

“Contudo, após revisar cada largada e cada primeira volta ao longo da temporada, não encontramos indícios de que, mesmo nos casos em que Lando largou na pole e perdeu a posição no final da primeira volta, ele tenha perdido muito em termos de desempenho”, continuou Stella.

“Analisamos a corrida em Barcelona e concluímos que [George] Russell teria ultrapassado Lando mesmo se ele tivesse tentado uma abordagem diferente. Embora tenham ocorrido algumas oportunidades de execução nas largadas, reconhecemos que também houve falhas por parte da equipe”, destacou o chefe da McLaren, mencionando o GP dos Países Baixos como exemplo.

Observação do chefe de equipe

Stella observou que, em Zandvoort, os dois carros estavam com pneus frios devido a uma falha de percepção da equipe, o que resultou em uma largada ruim. “Embora parecesse que Lando tinha uma oportunidade ali, os fatos não eram claros”, acrescentou.

Para a corrida em Singapura, houve um foco maior na execução da largada e no preparo dos pneus, um trabalho realizado em conjunto com Norris. “Estamos dedicando mais tempo à preparação das largadas durante o fim de semana”, disse ele.

“Ganhar confiança e familiaridade ao sair da pole-position é crucial para entender como defender território e dissuadir adversários. Acredito que isso faz parte do processo, e é positivo que estejamos agora enfrentando esse tipo de oportunidade”, completou Stella.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.