Lance Stroll virou motivo de crítica e piada por manobra em Interlagos

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Lance Stroll foi alvo de críticas após suas “travessuras” na volta de apresentação no Brasil, não por ter rodado, mas por ter ido direto para caixa de brita. O domingo de canadense no circuito de Interlagos foi para esquecer. Ele sofreu um acidente durante a sessão de qualificação pela manhã e, apesar do esforço de seus mecânicos para consertar seu carro, não conseguiu alinhar no grid após bater na volta de apresentação.

O incidente aconteceu quando Stroll, saindo do grid para a volta de formação, pareceu travar a roda traseira e rodou para fora da pista. Por sorte, ele parou no asfalto, sem danos aparentes no seu AMR24. No entanto, o desastre se intensificou devido a uma escolha infeliz do piloto.

Em vez de utilizar a linha de acesso asfaltada para retornar à pista, Stroll decidiu dar marcha ré e tentou atravessar a “armadilha” de cascalho encharcada. Como era de se esperar, seu carro atolou e sua corrida terminou antes mesmo de começar.

“Ele tem a mesma inteligência de um ovo de dinossauro morto”, disparou Olav Mol durante a transmissão do Ziggo Sport. “É como estar diante de uma eclusa e pensar: ‘Para onde devo ir? Bem, vou dirigir para a água’. Ele foi direto para aquela armadilha de cascalho. Ele realmente não está bem.”

Outra crítica feita para Stroll

Robert Doornbos, seu colega comentarista e ex-piloto de F1, também expressou sua decepção com Stroll. Ele comparou a situação do canadense à de Sergio Perez, que cometeu um erro semelhante uma semana antes no México. Doornbos ressaltou que esse tipo de erro não deveria ocorrer com pilotos experientes.

“Não podemos esquecer que os mecânicos tiveram que reconstruir os dois carros”, comentou. “É possível rodar, como aconteceu com Verstappen na Hungria, mas a situação pode ser salva. Você teve sorte de não ter nenhum dano real. Ele pensou em cortar pela armadilha de cascalho e acabou preso! Como ele encara seu time depois disso? Não se espera esse tipo de coisa de pilotos de Fórmula 1. A concentração não estava lá.”

A eliminação de Stroll deixou a Aston Martin com apenas um carro no grid, o de Fernando Alonso. O espanhol também competiu com um AMR24 recém-consertado, após ter batido na qualificação. Apesar de sentir dor durante a corrida, devido aos saltos do carro, Alonso estava determinado a completar a prova e terminou em P14.

“Seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, também não teve uma corrida fácil, mas afirmou pelo rádio que estava sentindo muita dor, mas que completaria a prova pelos mecânicos”, disse Doornbos. “Isso faz dele um grande homem, pois viu o que aconteceu com Stroll. Ele deve ter pensado: ‘Isso não é possível, aqueles caras fizeram um trabalho incrível, e você joga tudo fora após 300 metros.’”

A Aston Martin saiu do Brasil sem marcar nenhum ponto, sua primeira não pontuação consecutiva na temporada. No entanto, a equipe ainda ocupa a P5 no Campeonato de Construtores, 37 pontos à frente da Alpine, que conquistou um pódio duplo sob a chuva.

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