Kevin Magnussen será banido da F1 se alcançar os 12 pontos na licença? Saiba a verdade

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Kevin Magnussen, piloto da equipe Haas na Fórmula 1, enfrenta um dilema: após o sexto fim de semana de corridas da temporada de 2024, ele já acumula dez pontos de penalidade em sua licença de piloto. Se mais dois pontos forem adicionados, uma proibição automática de corrida será imposta.

Então, o que ocorre diante dos doze pontos de penalidade que Magnussen acumulou? Ele será banido da principal categoria do automobilismo mundial? As diretrizes da Fórmula 1 esclarecem esse aspecto nos termos do Artigo 4.2 dos regulamentos esportivos.

Diz: “Se um piloto obtiver doze pontos de penalidade, sua carteira de motorista será suspensa para a competição seguinte. Os doze pontos de penalidade serão então excluídos de sua carteira de motorista.”

Saiba a verdade sobre o caso

Isso implica que aqueles que cumpriram a proibição não mantêm os doze pontos de penalidade, evitando assim o risco de serem banidos novamente imediatamente. Em vez disso, o piloto recomeça com uma contagem de pontos “do zero”. Esta é uma situação sem precedentes na história da Fórmula 1.

Se o piloto não atingir sequer o limite de doze pontos de penalidade, o procedimento difere de acordo com o artigo 4.2: “Os pontos de penalização permanecem na supercarteira de condutor durante doze meses”. Outro ponto a destacar é que se o dinamarquês for banido, será apenas por uma corrida e não da categoria.

Para Kevin Magnussen, piloto da Haas, isso significa que se ele não cometer mais infrações até 9 de março de 2025, sua contagem de pontos de penalidade será reduzida de dez para sete, evitando assim o risco de suspensão de corridas. No entanto, caso novos pontos de penalidade sejam aplicados pelos comissários esportivos da Associação Mundial de Automobilismo (FIA), ele precisará permanecer vigilante.

Nesse cenário, a Haas teria teoricamente dois pilotos disponíveis como substitutos: o piloto de testes de longa data, Pietro Fittipaldi, que competiu no Bahrein e em Abu Dhabi em 2020 em substituição ao lesionado Romain Grosjean.

Além disso, há Oliver Bearman, piloto júnior da Ferrari, que impressionou em sua estreia espontânea em 2024, substituindo o piloto regular da Ferrari, Carlos Sainz e que receberá seis participações pela Haas às sextas-feiras em 2024, de qualquer maneira.

No entanto, não está garantido que a equipe colocará um de seus pilotos substitutos designados no carro em caso de emergência. No passado, também foram recrutados pilotos substitutos externos.

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