O Grande Prêmio da Austrália de 2001 ganhou uma espécie de “ar fresco” para a Fórmula 1. Foi em Melbourne que três pilotos estreantes marcaram presença, deixando sua marca no automobilismo: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen e Juan Pablo Montoya.
Inicialmente, as maiores expectativas estavam voltadas para o colombiano, considerado o novo adversário de Michael Schumacher, substituindo Mika Häkkinen, que estava se retirando após ter conquistado o bicampeonato mundial na categoria.
A relação entre Montoya e a Williams BMW teve dificuldades para decolar nos primeiros meses, e o colombiano teve que aguardar até o final de 2001 para obter algum sucesso, antes de desafiar Michael Schumacher em 2003.
Montoya fez revelação sobre única conversa com Schumacher
No último episódio de Beyond The Grid, Montoya revisitou sua relação com o alemão: “Todos tinham muito respeito por Michael. Quando os outros o viam nos espelhos retrovisores, saíam do caminho, pois ele já os havia derrotado antes mesmo de colocar o capacete.”
“ A única vez que falei com Michael, eu estava correndo pela BMW e ele ainda era uma Ferrari. Norbert Haug nos convidou para uma festa em Nurburgring depois da corrida. E eu disse que sim, porque a tínhamos hospedado para passar a noite. Fui porque Norbert me convidou. Michael e Rubens também estavam lá, nós três ficamos bêbados e pronto .”
“ Minha abordagem nas corridas era ser tão idiota que funcionasse. Porque quando entrei no escanteio eles sabiam que eu não ia me mexer e então tinham duas opções. Ou eles me deram espaço ou caímos.”