Honda entra na jogada e Yuki Tsunoda pode receber tão sonhada chance na Red Bull
A vaga de Sergio Pérez na Red Bull continua incerta, e agora a equipe taurina parece ter definido que Yuki Tsunoda terá a oportunidade de fazer um teste para o assento após o GP de Abu Dhabi, no final da temporada de Fórmula 1.
A Autosport, revelou durante o fim de semana em Austin que a Honda, fabricante japonesa, está pressionando para que Tsunoda receba uma chance na equipe principal da Red Bull. Até agora, ele participou apenas das operações juniores da Red Bull, e suas experiências em um carro da equipe se restringiram a eventos de demonstração.
No entanto, o conselheiro de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, indicou que a equipe poderia oferecer essa primeira oportunidade a Tsunoda ao final da temporada.
O que disse Helmut Marko?
Quando questionado pela Autosport sobre a possibilidade de a Red Bull atender ao pedido da Honda para um teste com Tsunoda, Marko respondeu: “Temos alguns planos para Abu Dhabi, sim. Mas temos vários pilotos, você sabe. Temos o [Isack] Hadjar, por exemplo, e agora temos o Liam [Lawson]”.
Embora os detalhes exatos a que Marko se refere não estejam claros, a expectativa é que Tsunoda pilote o RB20 durante o teste de pneus pós-temporada. Esse teste acontecerá na terça-feira após o encerramento da temporada e as equipes devem utilizar dois carros.
Um dos carros deve ser conduzido por um piloto que possua uma superlicença oficial da F1 e será destinado ao teste de pneus, enquanto o outro é reservado para jovens pilotos que não tenham competido em mais de dois GPs em suas carreiras.
Se os atuais pilotos da Red Bull, Max Verstappen e Pérez, decidirem não participar do teste, a equipe pode colocar Tsunoda em seu RB20, com Lawson pilotando para a equipe.
Assim, a Red Bull poderia escalar um piloto jovem, como Hadjar, em um de seus carros, com outras opções sendo Ayumu Iwasa, da Honda, ou até mesmo o piloto de simulador Jake Dennis, que participou de uma sessão de treinos no ano passado.
A escolha final provavelmente será influenciada pelo desempenho de Pérez e pela decisão da Red Bull sobre qual dos atuais pilotos da equipe se tornará companheiro de Verstappen em 2025.