História do WRC: Maior campeonato de rali já esteve no Brasil

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Você sabia que um dos principais campeonatos de rali do mundo, o WRC, já teve etapas realizadas em terras brasileiras? Há mais de 40 anos, Michèle Mouton e Fabrizia Pons, foram em direção à vitória no “Marlboro Rali do Brasil”, a última vez em que essa a categoria atravessou nossas fronteiras. Essa grande dupla feminina acabou se destacando, marcando nome na história do país em 1982, na última vez que o evento esteve por aqui.

Nos primeiros anos da década de 80, o Brasil estava fortalecendo sua presença nos ralis de regularidade, porém, ainda havia um vasto território a ser explorado no cenário específico do WRC, caracterizado por sua natureza de alta velocidade. Com essa visão em mente, o português Francisco Santos, colaborador da revista Autosport, visualizou o potencial do Brasil para sediar uma etapa do Mundial. E acabou acontecendo, com a realização da prova nos anos de 1981 e 1982.

Dentre os competidores brasileiros inscritos no evento, estava Jorge Fleck, originário do Rio Grande do Sul, que posteriormente, já aposentado das trilhas do rali e mais experiente, viria a se destacar nas pistas como bicampeão da Fórmula Truck.

Contudo, a desorganização e alguns percalços marcaram as duas edições das provas no Brasil. Além disso, um dos fatores que levou o país a se afastar do calendário do Mundial foi a saída de Santos como como diretor da prova, fato ocorrido apenas uma semana antes da corrida de 1982.

Era para ser na Argentina, mas aconteceu no Brasil

Naquele ano, a etapa, originalmente programada para ocorrer na Argentina, foi transferida para o Brasil, compreendendo quatro trechos especiais e totalizando 1.400 km em estradas de variados tipos, incluindo asfalto, terra, lama, areia e pedras. Os carros alinharam-se na Via Dutra e concluíram a prova no Rio de Janeiro, atravessando cidades paulistas como Santa Isabel, Guararema, Santa Branca e Rio Claro.

Na época, o grande destaque era o Audi Quattro Turbo. Lançado em sua versão de série em 1980, o esportivo apresentava tração integral nas quatro rodas, motor turbo de cinco cilindros com 200 cv de potência e a capacidade de atingir 222 km/h.

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