A colisão entre Lewis Hamilton e Max Verstappen na parte final do GP da Hungria, no último fim de semana, continua rendendo na Fórmula 1. E desta vez quem se manifestou sobre o assunto foi o consultor da Red Bull Helmut Marko.
Marko afirmou que Lewis Hamilton “fechou” Max Verstappen quando o piloto da Red Bull tentou ultrapassá-lo por dentro na Curva Um do Grande Prêmio da Hungria. Apesar de chegar ao Hungaroring com cinco atualizações para o RB20, a equipe austríaca não conseguiu acompanhar o ritmo da McLaren. Isso, combinado com uma estratégia questionável, deixou Verstappen irritado.
Nas últimas voltas da corrida, após ter sido ultrapassado por Hamilton no início, o piloto da Red Bull tentou avançar pela parte interna da Curva Um, mas acabou colidindo com o pneu dianteiro direito do Mercedes, lançando-o brevemente no ar.
Enquanto estava no ar e fora da pista, Verstappen perdeu o quarto lugar para Charles Leclerc, mas seu RB20 conseguiu continuar e o atual campeão mundial terminou a corrida em quinto lugar. Os comissários analisaram o incidente e decidiram que se tratava de uma colisão de “corrida”, sem penalizar nenhum dos pilotos.
A decisão deles afirmou: “Ficou claro que o Carro 1 travou as duas rodas dianteiras na aproximação da Curva Um antes de qualquer impacto ocorrer, mas perdeu a linha de curva normal para uma manobra típica de ultrapassagem.
“O piloto do carro 44 considerou o incidente como um incidente de corrida, enquanto o piloto do carro 1 argumentou que foi uma mudança de direção durante a frenagem.”
Marko acusa Hamilton de ser o culpado
Para Marko, no entanto, Hamilton foi o culpado. Comentando o fim de semana de corrida em sua coluna na Speedweek, Marko explicou: “Na última ação, Hamilton e Verstappen estavam ultrapassando uma Williams. Max viu uma abertura e rapidamente se posicionou, resultando na colisão.”
“Falei com Verstappen sobre isso: é claro que as rodas do carro dele travaram na frenagem, mas ele teria conseguido passar pela curva, então não havia dúvidas de que ele perderia o controle do carro.
“Max estava na frente, mas Hamilton apenas virou, todos puderam ver o que aconteceu então.
O acidente marcou o fim de um fim de semana “difícil” para a Red Bull. Verstappen não ficou satisfeito com as melhorias da equipe, a estratégia adotada e nem com o pedido da Red Bull para que ele cedesse o segundo lugar a Lando Norris após o incidente na volta de abertura.
“O fim de semana inteiro foi difícil”, Marko admitiu. “Por exemplo, perdemos a pole position com Max por apenas 46 milésimos de segundo, o que irritou muito Verstappen porque ele esperava que as melhorias no carro nos colocassem dois décimos à frente da concorrência. Não foi o caso.