Gunther Steiner, ex-diretor da equipe Haas, agora visto frequentando o paddock da Fórmula 1 como comentarista de televisão e ’embaixador’ do GP de Miami, pode estar considerando assumir uma equipe: a Racing Bulls, conhecida como “segunda equipe” da família Red Bull, em um futuro próximo. Esta é a mais recente e intrigante especulação de mercado envolvendo a equipe austríaca.
O potencial futuro da antiga Toro Rosso foi levantado pelo site japonês as-web.jp, que destacou fontes que confirmaram a intenção de Steiner de se envolver em um possível novo projeto na Fórmula 1. O gestor, que já trabalhou na equipe Red Bull como diretor técnico cerca de vinte anos atrás, encontrou um novo investidor interessado em ingressar na categoria máxima do automobilismo.
Alpine nega intenção de venda, RB seria opção?
A Alpine oficialmente refutou os rumores de uma potencial venda da equipe pela Renault e, portanto, não estaria envolvida no “projeto Steiner”. Quanto à Racing Bulls, Helmut Marko admitiu recentemente que a venda da equipe é uma possibilidade que está sendo considerada, embora tenha esclarecido que a decisão final será tomada pelos investidores.
De acordo com o site japonês, há uma possibilidade de a Red Bull querer elevar o Racing Bulls para o sexto lugar na classificação de Construtores, posição atualmente ocupada pela equipe italiana e, em seguida, vendê-lo a um preço mais alto para potenciais compradores.
As condições “esportivas” estabelecidas pela Red Bull para a venda da equipe incluiriam o uso do novo motor Red Bull-Ford durante o período de cinco anos de 2026 a 2030, a gestão de um piloto júnior da equipe e a opção de continuar utilizando o túnel de vento do próprio time.