Guenther Steiner DETONA polêmico mundial de 2021 em seu novo livro

0

Enquanto a Federação Internacional enfrenta críticas intensas de diversos pilotos, tanto atuais quanto antigos, devido à polêmica postura de Mohammed Ben Sulayem contra o tradicional juramento, Gunther Steiner voltou a comentar um dos episódios mais controversos da recente história da Fórmula 1.

O ex-diretor da equipe Haas, conhecido por suas críticas aos comissários, condenou de forma contundente as decisões tomadas por Michael Masi nas últimas e polêmicas voltas do GP de Abu Dhabi de 2021.

Nos primeiros trechos de seu novo livro, Unfiltered, Steiner, que recentemente venceu uma disputa judicial contra Gene Haas pelos direitos de sua primeira autobiografia Surviving to Drive, não poupa críticas à FIA.

Ele acusa a entidade de não assumir responsabilidade por seus próprios erros e de ter perdido a humildade. “Essa não é uma boa situação”, afirma Steiner, destacando que a morte de Charlie Whiting — o lendário diretor de provas que ocupava o cargo desde 1997 até sua morte repentina às vésperas do GP da Austrália de 2019 — marcou o início de mudanças negativas na condução das corridas pela Federação.

Michael Masi detonado

Segundo Steiner, a perda de Whiting acelerou o processo de sucessão que levou à nomeação do australiano Michael Masi, a quem ele responsabiliza por vários dos erros cometidos pela FIA durante a dramática batalha de 2021 entre Lewis Hamilton e Max Verstappen.

“Independente de para quem você torça (e sim, eu concordo, foi um espetáculo incrível), do ponto de vista regulatório, aquela temporada foi um desastre de proporções épicas. E, seja qual fosse a decisão de Whiting no lugar de Masi, tenho certeza de que teria gerado muito menos controvérsia e constrangimento. Todos nós sabemos o que Charlie teria feito. Se ele estivesse no comando, Lewis seria hoje oito vezes campeão mundial.”

Unfiltered (traduzido como “Sem Filtros”) narra a carreira de Steiner na Fórmula 1 ao longo de uma década e é seu segundo livro, após Surviving to Drive, que ganhou destaque com a popularidade da série da Netflix Drive to Survive. O lançamento está previsto para 10 de outubro, e já é possível fazer a pré-venda online, embora, por enquanto, apenas na versão em inglês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.