Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, continua enfrentando turbulências. Após ser alvo de acusações por supostamente interferir no resultado do GP da Arábia Saudita de 2023 – onde teria solicitado a anulação de uma penalidade aplicada a Fernando Alonso para permitir-lhe obter um pódio – hoje ele foi acusado de tentar bloquear a homologação do circuito de Las Vegas no ano passado.
A questão do seu envolvimento ilegal na corrida americana já havia sido abordada pelo Corriere dello Sport, conforme relato nesta manhã. No entanto, agora a situação está se tornando mais clara. Segundo informações divulgadas pela BBC, a mesma fonte que denunciou o comportamento ilícito de Ben Sulayem no GP de Jeddah também está por trás dessas novas acusações.
Detalhes da nova acusação
O informante alega que, “por ordem do presidente da FIA”, os dirigentes encarregados de conceder a aprovação ao circuito construído na Las Vegas Strip foram instruídos a encontrar maneiras de não aprovar o circuito, sugerindo que não era seguro o suficiente para sediar a corrida. Essa alegação foi registrada em um relatório elaborado pelo responsável pela conformidade da FIA para seu comitê de ética.
O relatório de conformidade menciona que o informante afirmou que o objetivo da interferência do presidente da FIA “era identificar falhas no circuito para negar a licença”.
Quando solicitado a fornecer mais detalhes, o informante declarou que os problemas no circuito deveriam ser artificialmente identificados, independentemente de sua existência real, com o objetivo final de negar a licença.
No entanto, a BBC também especificou em seu artigo que outros funcionários presentes no momento dos eventos têm uma memória diferente dos acontecimentos em comparação com a do informante.
É evidente que o circuito recebeu aprovação e o Grande Prêmio – altamente desejado pela Fórmula 1 para impulsionar sua imagem nos Estados Unidos – ocorreu. No entanto, durante o primeiro treino livre (PL1), houve uma série de controvérsias devido a um acidente envolvendo a Ferrari de Carlos Sainz. Uma tampa de bueiro se desprendeu da estrada e danificou o assoalho do SF-23 do espanhol.
Em termos econômicos, o Grande Prêmio de Las Vegas representou um investimento significativo para a Fórmula 1, com mais de 580 milhões de euros gastos em sua organização.
O contrato entre a Fórmula 1 e a FIA também estipula que a Formula One Management (FOM) – detentora dos direitos comerciais da Fórmula 1 – pague à FIA cerca de US$ 40 milhões anualmente para cumprir suas funções regulatórias. Durante o mandato de Ben Sulayem na presidência da FIA, houve vários confrontos com os dirigentes da Fórmula 1 em questões esportivas, comerciais e políticas.