A Fórmula 1 desembarca em Barcelona neste fim de semana para o GP da Espanha, a décima etapa da temporada, com expectativas de grandes mudanças que podem redefinir a hierarquia da categoria.
Entre as dez equipes do grid, Alpine, Mercedes, McLaren e Williams não introduzirão atualizações significativas em seus carros. As outras equipes trarão modificações focadas principalmente nas asas traseiras, sidepods e freios.
As mudanças das equipes para o GP da Espanha
A Red Bull é uma das primeiras a se destacar, trazendo para o GP espanhol um novo sidepod projetado para otimizar o fluxo de entrada de ar e melhorar o resfriamento, especialmente importante sob o calor europeu. A equipe também precisou adaptar o assoalho da RB20 para acomodar essa nova peça.
A Ferrari foi a equipe que mais alterou seu carro para a corrida deste fim de semana. A mudança principal na SF-24 foi feita na asa traseira, introduzindo um mecanismo que proporciona maior mobilidade e gera mais downforce em pistas de alta velocidade. Além disso, a equipe de Maranello implementou modificações no assoalho, difusor e até na geometria do halo, visando uma maior eficiência aerodinâmica.
Enquanto isso, a Aston Martin focou em uma modificação específica na suspensão dianteira. A equipe de Silverstone está buscando melhorar a carga local e otimizar o fluxo entre as carenagens da suspensão. Outra alteração foi realizada na suspensão traseira, visando equilibrar o desempenho do carro.
A RB também implementou um extenso pacote de atualizações nos carros de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo. A equipe reduziu o tamanho do duto de freio para o GP da Espanha, aumentou as entradas de ar nas laterais dos carros, melhorou o assoalho e ajustou a carga na asa traseira para otimizar o nível de arrasto.
A Sauber direcionou seus esforços para aprimorar as asas traseiras, introduzindo uma nova versão do flap que traz melhorias aerodinâmicas significativas para o carro. Além disso, a equipe redesenhou os dutos de freio dianteiros para melhorar o resfriamento.
Por fim, a Haas realizou uma única alteração na estrutura de impacto da asa traseira para aumentar a carga aerodinâmica localizada.